Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…
Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…
As hortas da Quinta da Cruz, em Viseu, recebem este sábado (25 de junho) a apresentação do espetáculo que assinala o fim do segundo ano do projeto “Horta de Deméter”.
A iniciativa voltou a decorrer ao longo dos últimos 10 meses, onde foi posto em prática o projeto de inclusão social lançado em 2020 que, nesta segunda edição, envolveu 25 jovens que cultivava e criava arte em convívio com artistas e horticultores todas as semanas. O trabalho culminou no espetáculo “A Colheita de Deméter”.
O espetáculo acontece às 19h00 e tem entrada gratuita, mas sujeita a reserva. Segundo a companhia Cem Palcos, que organiza o projeto, a peça irá girar “em torno dos interesses manifestados pelos participantes durante os exercícios de improvisação e expressão escrita”, como as relações amorosas, o papel das mães, a solidão, a liberdade, a guerra ou o aquecimento global.
Uma das novidades será, durante a apresentação, a distribuição de alimentos preparados com produtos crescidos nos talhões de horta ao público que assiste ao espetáculo.
Aproveitando o espaço da Quinta da Cruz, “A Colheita de Deméter” deambulará pelo centro de arte contemporânea, “convidando o público a fazer um percurso com paragens em vários espaços para a apresentação de cada cena”.
O projeto tem contado com o envolvimento de jovens do Lar Escola de Santo António e das associações APPDA Viseu e AVISPT21.
A “Horta de Deméter” é apoiada pelo programa PARTIS & Art for Change, das fundac?ões Calouste Gulbenkian e La Caixa, e pela Câmara de Viseu, com o apoio também da Escola Superior Agrária de Viseu.