Geral

24 de 11 de 2022, 12:43

Cultura

Lamego encerra ciclo de música em monumentos este sábado

Capela de São Pedro de Balsemão vai receber o último espetáculo da temporada “Sangue Novo Veias Antigas. Ano II”

capela de São Pedro de Balsemão, em Lamego

Fotógrafo: D.R.

A capela de São Pedro de Balsemão, em Lamego, vai receber este sábado (dia 26) o último espetáculo da temporada “Sangue Novo Veias Antigas. Ano II”, com a participação da Academia de Música de Lamego e Academia de Música Municipal de Tarouca.

O ciclo organizado pelo Museu de Lamego, Monumentos do Vale do Varosa e Teatro Solo arrancou em abril e, desde então, promoveu espetáculos de música e dança que percorreram as localidades de Ferreirim, Salzedas, São João de Tarouca e Ucanha e o Castelo de Lamego.

Os organizadores lembram que esta iniciativa foi criada para “estimular a criação artística e de dar visibilidade a projetos emergentes ligados à dança, música e artes performativas” e proporcionar “momentos de diálogo com o património histórico, no favorecimento da ativação de sentimentos de pertença, de identificação e apropriação”.

A agenda incluiu atuações do Coro e Orquestra do Conservatório Regional de Música de Vila Real, da Academia de Dança de Matosinhos, da Orquestra de Sopros da Escola Profissional de Artes da Covilhã, da Academia de Música do Município de Tarouca, da Escola Balleteatro do Porto e da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.

No mesmo dia, pelas 15h00, acontece no convento de Santo António de Ferreirim, também em Lamego, o terceiro fórum do projeto “OIKOS – A Casa Comum” que terá a presença do fotógrafo e realizador Paulo Ferreira.

O convidado vai apresentar as curtas-metragens “This is our Time” e “A Terra dos Homens” e a média-metragem “O Silêncio dos Moinhos”, seguido de uma conversa. Na mesma sessão, vai também decorrer uma leitura encenada pelo Teatro Solo de um excerto de “O Guardador de Rebanhos” de Alberto Caeiro (heterónimo de Fernando Pessoa).

“OIKOS – A Casa Comum” é um projeto que pretende dialogar com a sociedade sobre a cultura ambiental.