Geral

15 de 05 de 2023, 17:33

Cultura

Oficinas e conferências no Dia dos Museus em Lamego

Museu de Lamego assinala o Dia Internacional dos Museus com várias atividades gratuitas, incluindo oficinas e conferências, a partir desta quinta-feira e até à próxima terça-feira. Espaço vai receber alunos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

museu de lamego

O Museu de Lamego assinala o Dia Internacional dos Museus com várias atividades gratuitas, incluindo oficinas e conferências, a partir desta quinta-feira (18 de maio) e até à próxima terça-feira (dia 23).

O primeiro dia será dedicado aos mais novos, sendo que irá decorrer durante todo o dia a oficina Animais & Companhia, que irá oferecer aos meninos do pré-escolar um primeiro contacto com o museu e a arte, através das representações de animais e da natureza presentes na exposição temporária “Um Museu para todos”. A participação na oficina realiza-se mediante inscrição para o endereço de e-mail mlamego@culturanorte.gov.pt, até terça-feira (dia 16).

Já no domingo (dia 20) vai ser assinalada a Noite Europeia dos Museus com a realização de uma conferência que irá refletir sobre a evolução do edifício onde se encontra instalado o Museu de Lamego com os investigadores e arquitetos da Faculdade de Arquitetura do Porto, João Luís Marques e Marta Oliveira.

Na conferência “De Paço a Museu. Um lugar de abertura à cidade”, serão abordadas as intervenções urbanísticas e arquitetónicas promovidas por iniciativa dos bispos de Lamego, durante a época do Renascimento, e a renovação do Paço Episcopal. Após a conferência realiza-se, pelas 22h30, uma visita orientada à exposição “Um Museu para todos. O olhar de cada um”.

O programa completa-se nos dias 22 e 23 de maio com a realização do Laboratório de Interpretação, Educação e Exposição em Museus, desenvolvido por alunos e professores do curso de mestrado em Museologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a partir das coleções do museu.

Numa proposta realizada pela primeira vez no Museu de Lamego, o Laboratório visa proporcionar aos estudantes “uma compreensão dos diferentes níveis de significado, tanto a nível concetual como prático, da educação e da exposição em museus, ao mesmo tempo que desenvolve a capacidade de refletir criticamente sobre as suas implicações teórico-práticas ao criar e implementar uma ação de educação e um projeto expositivo socialmente consciente”.

No dia 23, às 14h30, realiza-se a conversa aberta “Quando as convicções do museu se transformam em ações de escuta da escola”, com a participação de Alexandra Falcão (diretora do Museu de Lamego), Alice Semedo e Andreia Dias. Todas as atividades são gratuitas.