Geral

04 de 01 de 2022, 17:35

Cultura

Lamego vai receber eventos com a marca Serralves

Câmara passou a integrar lista de fundadores da Fundação. Iniciativas arrancam já este ano

fundação serralves lamego assinatura

A Câmara de Lamego passou a integrar a lista de fundadores da Fundação de Serralves e o concelho vai passar a receber todos os anos uma iniciativa com a chancela da instituição cultural sediada no Porto.

O protocolo foi assinado recentemente. Em declarações ao Jornal do Centro, o presidente da Câmara, Francisco Lopes, diz que o acordo vai trazer mais-valias para Lamego sobretudo com a vinda de “exposições a realizar todos os anos nos municípios com peças e a curadoria de Serralves e projetos de educação ambiental”.

O autarca frisa que a Fundação de Serralves tem “um programa de abertura ao resto do país” que permite que municípios do interior adiram à instituição como fundadores e, daí, os benefícios que vem com esse estatuto.

Segundo Francisco Lopes, as iniciativas com o selo da Fundação de Serralves arrancam já durante este ano mas ainda estão a ser desenvolvidas.

“Ainda não está nada definido, mas o evento poderá passar por uma exposição de arte contemporânea ou algo similar que esteja relacionado com as atividades normais e com o espólio que o Serralves tem disponível para expor em todo o país e no estrangeiro”, sintetiza o presidente da Câmara de Lamego.

A autarquia acredita que a adesão aos fundadores de Serralves irá permitir “um acesso mais alargado e uma maior proximidade à arte, à cultura, às indústrias criativas e às diversas iniciativas de sensibilização ambiental promovidas pela Fundação”.