Geral

26 de 05 de 2022, 12:31

Cultura

Lamego: ZigurFest com nova edição em agosto

Concertos, performances, workshops, instalações e conversas vão marcar presença em cinco palcos espalhados pela cidade. Entre os nomes confirmados, estão Favela Discos, Frankão O Gringo Sou Eu, Telectu e Beautify Junkyards

zigurfest lamego

Fotógrafo: D.R./João Caldeira

O festival ZigurFest regressa a Lamego de 24 a 27 de agosto, anunciou a organização. O evento retoma este ano os moldes habituais e os promotores frisam que esta “será a primeira vez em dois anos que o público poderá percorrer as ruas de Lamego sem limitações e abraçando sem medos tudo o que aqueles quatro dias oferecem”.

Entre os nomes confirmados, estão Favela Discos, Frankão O Gringo Sou Eu, Telectu e Beautify Junkyards. A programação será gratuita com concertos, performances, workshops, instalações e conversas que irão decorrer em cinco palcos espalhados pela cidade de Lamego: Teatro Ribeiro Conceição, Casa do Artista, Horto do Castelo, Rua da Olaria e Alameda.

No cartaz, também constam nomes como As Docinhas, Bezbog, Cobrafuma, Cow Shift Z, Dead Club, Dianna Excel, Fura Olhos, Herlander, Hidden Horse, João Não & Lil' Noon, Kurtis Klaus Ensemble, Nile Valley, Redoma, Sarnadas, Unsafe Space Garden e Zé Menos.

Roxana Ionesco e Alice Azevedo vão marcar a programação de artes performativas, enquanto Piny e Rodrigo Constanzo irão dinamizar dois workshops dedicados à dança e percussão.

Outra das novidades passa por residências artísticas que visam manter as tradições vivas da região. Em Lazarim, Frankão “vai estudar o labor manual das máscaras tradicionais”. Já o Favela Discos vai mergulhar na tradição das concertinas com tocadores da antiga escola de concertinas de Lamego, em Penude. O resultado poderá ser visto em dois espetáculos.

Em parceria com o Museu de Lamego, o ZigurFest vai desenvolver um programa de serviço educativo gratuito e dirigido a público de todas as idades. A programação inclui também duas residências artísticas da ZONA – Residências Artísticas de Lamego, ambas destinadas às artes plásticas, com a participação. As candidaturas acontecem durante o mês de junho.

A entrada para todas as atividades do ZigurFest é gratuita, assim como o campismo mediate a respetiva inscrição. O Jornal do Centro é media partner deste evento.