funeral militares
INCENDIOS CASTRO DAIRE E SÃO PEDRO DO SUL 10
Hospital de Viseu (1 of 1)_0
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

As lojas online transformaram a forma como fazemos as nossas compras. Num…

15.10.24

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

15.10.24

Aqui está ela! Nala, a verdadeira guerreira da sua história! Esta cadela…

11.10.24

por
Miguel Varzielas, ortopedista no Hospital CUF Viseu

 Inovações no tratamento da coluna

por
Rita Andrade, Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária, UCC Viseense

 Uma realidade… a morrer na praia?!

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Imbróglios televisivos
cuidados paliativos genérico
x
pexels-cottonbro-4114918
Home » Notícias » Cultura » Lapa do Lobo é ”Aldeia Cultural” durante três dias

Lapa do Lobo é ”Aldeia Cultural” durante três dias

 Lapa do Lobo é ''Aldeia Cultural'' durante três dias
26.07.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Lapa do Lobo é ''Aldeia Cultural'' durante três dias
18.10.24
Fotografia: Jornal do Centro
 Lapa do Lobo é ''Aldeia Cultural'' durante três dias

A Fundação Lapa do Lobo e a Associação Cultural Contracanto transformaram a localidade de Lapa do Lobo numa “Aldeia Cultural” durante três dias. Entre esta sexta-feira, dia 26 de julho, e domingo, dia 28, esta aldeia do concelho de Nelas vai contar com música, animação cultural e várias feiras.

Esta noite, o músico de Nelas, Gustavo Reinas, atua na Escola de Artes da Lapa do Lobo e da associação Contracanto. Também a Macerata do Dão interpreta a peça musical “Pedro e o Lobo”, de Sergei Prokofiev, no Auditório Maria José Cunha.

No sábado, a Escola de Artes da Lapa do Lobo recebe a cantora Lena d’Água. Já no domingo, dia 28, é a vez de Samuel Úria atuar no Pátio Interior da Fundação Lapa do Lobo.

Uma das novidades desta que é a terceira edição da Aldeia Cultural, contudo, são as residências artísticas. “Começamos com quatro residências artísticas na semana anterior e cujos resultados poderemos ver na Aldeia Cultural, antes mesmo da programação mais oficial, entre 26 e 28 de julho, para a noite do dia 25”, afirmou o diretor cultural da Fundação Lapa do Lobo, Rui Fonte. A iniciativa Aldeia Cultural decorre de dois em dois anos, levando milhares de visitantes à localidade com cerca de 700 habitantes.

Outra novidade este ano são as demonstrações em permanência, que permitem às pessoas visitar a Lapa do Lobo e “ver o que acontecia há uns tempos largos, com as pessoas nas ruas e nas lajes a bordarem e contarem histórias”, explicou ainda Rui Fonte.

“Teremos um contador de histórias que irá de casa em casa na aldeia e vamos ter também, não um fotógrafo nem caricaturador de rua, como se vê em algumas cidades, mas sim um retrato escrito, em que o artista ao falar connosco vai escrever um poema sobre nós na máquina de escrever e entregar na hora”, adiantou o diretor cultural.

Além da área de restauração, localizada no jardim da Fundação Lapa do Lobo, a aldeia conta com fornos espalhados por diversos locais, que vão “cozer pão e bolas e onde se pode também provar o vinho do Dão”. “Vão acontecer muitas coisas em simultâneo quer nesses espaços, quer nas ruas, com performances quer com as próprias tradições da aldeia”, assumiu Rui Fonte.

A Aldeia Cultural leva até à Lapa do Lobo três feiras distintas. A primeira é dedicada a antiguidades e a segunda acolhe uma venda de livros. A terceira feira, contudo, é a grande novidade, e surge depois de um desafio lançado aos bombeiros voluntários. Estes recolheram livros já usados para poderem, nesta Aldeia Cultural, dar uma segunda oportunidade de vida às obras literárias.

A Aldeia Cultural conta com atividades como uma caminhada ecológica para marcar a inauguração do grupo de Plogging da Lapa do Lobo. Na tarde de sábado, decorre a partir das 16h00 uma matiné de cinema, onde é apresentado o filme “O Povo que Conta”, de Tiago Pereira. A apresentação acontece no Auditório Maria José Cunha. Na galeria da Fundação Lapa do Lobo, o fotógrafo Vítor Garcia apresenta o trabalho “Proceed to The Route of Remembering”.

 Lapa do Lobo é ''Aldeia Cultural'' durante três dias

Outras notícias

pub
 Lapa do Lobo é ''Aldeia Cultural'' durante três dias

Notícias relacionadas

Procurar