Geral

20 de 09 de 2021, 14:43

Cultura

Projeto "No Fio da Palavra" recupera histórias antigas em Abraveses, Campo e Mundão

Companhia vai apresentar a peça “Deixa-me Contar Antes que Esqueça” entre esta quarta e sexta-feira

fio da palavra

O projeto "No Fio da Palavra" vai apresentar, a partir desta quarta-feira (22 de setembro), o espetáculo de contos “Deixa-me Contar Antes que Esqueça” em três freguesias de Viseu.

A iniciativa decorrerá esta semana e foi criada a partir da recolha de histórias, contos e lendas nas freguesias de Abraveses, Campo e Mundão.

As apresentações vão decorrer entre quarta e sexta-feira (dia 24) em Campo, Abraveses e Mundão.

Segundo comunicado, a peça foi preparada pela associação Mochos no Telhado com a colaboração das juntas de freguesia e da Casa do Povo de Abraveses na recuperação das histórias. O projeto “pretende contribuir para a preservação do património imaterial do concelho”, acrescenta a companhia.

Ainda a partir do material recolhido, o projeto inaugura no próximo sábado (25 de setembro) às 17h30 a exposição “Contos Passados Movem Moinhos”, uma instalação fotográfica e sonora que estará patente na Casa da Ribeira.

Também no sábado, os contadores de histórias Cristina Taquelim e Luís Correia Carmelo vão participar na conversa “Este ofício de Contar…” que terá lugar também na Casa da Ribeira às 16h00. Os dois artistas vão fazer depois um espetáculo de contos a partir das 21h30 no Museu Nacional Grão Vasco.

Ainda no sábado, a Biblioteca Municipal vai receber às 10h30 o espetáculo “D’Ouvir e Chorar por mais” destinado a famílias com crianças, com Márcia Leite.

O “No Fio da Palavra” irá continuar com a sua programação nos meses de outubro e novembro.

As próximas apresentações poderão sofrer alterações por causa das condições climatéricas.