Geral

09 de 09 de 2021, 09:00

Cultura

Mortágua tem mais um mural dedicado às invasões francesas

Mural da autoria da artista Rute Gonzalez está situado no parque de autocaravanismo de Vale de Açores

mural mortágua 08 09 2021

Mortágua já tem um quarto mural dedicado às invasões francesas do século XIX, agora situado no parque de autocaravanismo de Vale de Açores.

Segundo revela a Câmara Municipal, o trabalho foi feito pela artista Rute Gonzalez, natural de Mortágua, e retrata algumas das principais figuras inglesas que comandaram as tropas anglo-lusas contra o exército napoleónico como Robert Craufurd, Sydney Beckwith, Sir Denis Pack e Robert Barclay, além dos soldados portugueses e ingleses e do povo da época.

O mural tem a dimensão de 20 metros de comprimento por dois metros de altura e foi executado “com base em livros e ilustrações que retratam aquelas personagens”, explica em comunicado a autarquia.

Com esta iniciativa, Rute Gonzalez quis homenagear os estrategas e comandantes ingleses que ajudaram a travar o exército francês em território português e impôs uma pesada derrota às tropas de Napoleão na batalha do Bussaco, obrigando à retirada do invasor, mas também prestar um “tributo ao povo, em especial ao povo de Mortágua”.

Este é o quarto mural evocativo da passagem das invasões napoleónicas no concelho, em 1810. Os outros três murais estão situados em Vale de Açores, Mortágua e Barril.