Geral

26 de 03 de 2023, 09:00

Cultura

Mulheres da Região Centro que se destacaram na área cultural reunidas em livro

O livro é uma coletânea de biografias e depoimentos de mulheres que contribuíram para o desenvolvimento cultural em diversas áreas, como literatura, música, teatro, cinema, artes plásticas, património histórico e cultural, educação e ciência

livro

A Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) reuniu em livro cerca de 150 histórias de mulheres, deste território, que se destacaram e tiveram um papel absolutamente determinante na produção cultural, revelou a diretora, Suzana Menezes.

“Trata-se de um grande compêndio de histórias de vida de mulheres que têm ou tiveram um papel absolutamente determinante na produção cultural, na Região Centro, seja como produtoras ou criadoras artísticas, seja também como responsáveis pela gestão de entidades que nascem, acontecem e se desenvolvem pela sua dedicação. Temos cerca de 150 histórias”, evidenciou.

O livro é uma coletânea de biografias e depoimentos de mulheres que contribuíram para o desenvolvimento cultural da região Centro em diversas áreas, como literatura, música, teatro, cinema, artes plásticas, património histórico e cultural, educação e ciência.

A diretora da DRCC explicou que este livro demorou dois anos a ser preparado, surgindo depois de, em 2021, ter sido lançado um repto nas redes sociais, para assinalar o Dia Internacional da Mulher, que viesse homenagear e dar visibilidade ao trabalho que as mulheres desenvolvem ou desenvolveram no seu território, na área da cultura.

“Pusemos as nossas comunidades a refletir sobre as mulheres importantes do seu território e, para nossa grande alegria, começámos a receber dezenas e dezenas de contributos que vieram de câmaras municipais, entidades culturais profissionais ou amadoras, e particulares. Estes contributos, com fotografias e pequenas biografias, foram publicados nas nossas redes sociais”, recordou.

De acordo com Suzana Menezes, rapidamente se compreendeu que “havia um corpo de informação de tal forma importante que não podia ficar só nas redes sociais”, surgindo então a ideia de construção de um livro que reunisse as diferentes histórias.

“Com recurso à nossa equipa de produção cultural, pegámos nessas histórias e fizemos uma padronização dos textos e pedimos ajuda para corrigir histórias ou identificar fotografias. Com a ajuda de dezenas de técnicos municipais, conseguimos consolidar histórias que reunimos nesta publicação da qual nos orgulhamos muito”, acrescentou.

O livro reúne histórias de mulheres da cultura de “praticamente todos os 77 municípios da Região Centro”, cumprindo o objetivo de as homenagear e dar visibilidade, “dizendo ao mundo que estas mulheres foram ou são determinantes para assegurar a cultura e a salvaguarda do património material ou imaterial”.

“Há uma meia dúzia de histórias que não conseguimos obter autorização para publicação, por isso, admito que este livro possa ser apenas o primeiro e que haja uma segunda ou terceira edição para ir atualizando essa informação. Espero que isto possa ser alimentado no tempo e que possamos continuar a aprofundar o conhecimento deste trabalho em novos livros”, concluiu.