Geral

31 de 05 de 2022, 16:59

Cultura

Museu do Caramulo volta a ser distinguido pela Associação de Museologia

Espaço museológico foi galardoado com dois prémios da Associação Portuguesa de Museologia, nas categorias Filme e Mecenato

Museu do Caramulo

O Museu do Caramulo foi recentemente galardoado com dois prémios da Associação Portuguesa de Museologia, nas categorias "Filme" e "Mecenato".

Os Prémios APOM, que decorreram a 27 de maio, distinguiram algumas personalidades e entidades do setor da cultura, premiando exemplos de boas práticas em diversas áreas da museologia.

O Museu do Caramulo ganhou o primeiro prémio na categoria "Filme", pela produção do documentário "Abel de Lacerda: O Colecionador Utópico" e da série televisiva "Coleções de Sonho" que, ao longo de seis episódios, revelou algumas das melhores coleções de automóveis e motos em Portugal, na sua maioria, desconhecidas do grande público.

O Museu do Caramulo venceu ainda o prémio "Mecenato", que distinguiu a angariação de mecenas no projeto de reabilitação das salas de exposição da sua coleção de arte, que incluiu, entre outras melhorias, um redesenho da arquitetura do espaço expositivo e a revisão de todos os materiais de comunicação, textos e tabelas.

Para financiar a obra, o Museu do Caramulo recorreu a apoios de mecenas concedidos por entidades privadas, ficando associadas a uma ou mais salas do espaço.

Já no ano passado, o espaço museológico foi premiado nas categorias Catálogo e Comunicação Online, na mesma cerimónia.