Geral

18 de 11 de 2021, 09:30

Cultura

Museu Grão Vasco entra em obras a partir da próxima segunda-feira

Museu de Viseu irá requalificar todas as fachadas do seu edifício no centro histórico. Investimento é de 140 mil euros

Museu Grão Vasco

O Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, vai entrar em obras a partir da próxima segunda-feira (22 de novembro).

A empreitada vai servir para recuperar todas as fachadas e a cobertura do espaço museológico.

O investimento previsto é de cerca de 140 mil euros, financiado pela Direção Geral do Património Cultural e pelo Ministério da Cultura.

A diretora do Museu Grão Vasco, Odete Paiva, diz que o exterior do museu já apresentava algum desgaste.

“A obra vai implicar todas as fachadas do Museu. Vamos começar pela fachada norte, que levanta mais problemas de consolidação e impermeabilização. Vamos fazer a consolidação de fissuras e a limpeza da pedra”, explica.

A obra vai decorrer “nos próximos meses, sendo que vamos realizar cada uma das fachadas em fases”. “Vamos renovar toda a zona à volta do edifício, sendo que a última fase será na entrada principal virada para a Sé”, acrescenta a diretora. Odete Paiva adiantou que o prazo da obra será de cerca de 150 dias.

A propósito das obras nos museus, o Governo tinha recentemente anunciado que as empreitadas previstas na requalificação de 49 museus, monumentos e teatros, integrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), começam em 2023.

O Museu Grão Vasco está abrangido neste plano, em conjunto com o Museu de Lamego. O investimento total será de 150 milhões de euros.