Geral

13 de 05 de 2021, 18:57

Cultura

Museu Grão Vasco já recebeu 401 visitantes desde a reabertura

Diretora do museu de Viseu fala de um bom indicador que prova que as pessoas “tinham muita vontade de visitar”

Museu Grão Vasco

O Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, já recebeu 401 visitantes nas primeiras três semanas de desconfinamento após a reabertura dos espaços museológicos.

O número foi revelado pela Direção-Geral do Património Cultural, que deu conta que os museus e monumentos nacionais receberam a visita de 26 mil pessoas.

A diretora do Museu Grão Vasco, Odete Paiva, fala de um bom indicador que prova que as pessoas “tinham muita vontade de visitar espaços de cultura” e museus.

Em declarações ao Jornal do Centro, a responsável revela que o museu já recebeu alguns visitantes estrangeiros. “Destes visitantes que o Grão Vasco teve, 19 são estrangeiros e, destes, alguns são espanhóis e outros brasileiros. Tivemos ainda gente que veio das Bahamas. Julgo que isto nos dá a noção de que é preciso acolher este turismo na cidade de uma forma cada vez mais profissional e disponível para os receber”, diz.

A maior parte dos visitantes do Museu Grão Vasco chegou das escolas. Odete Paiva admite ter ficado surpreendida com as 276 crianças e jovens que foram passar tempo no museu.

“Tivemos 276 visitantes do público escolar, o que é muito interessante e significa que, em contraciclo com as nossas expetativas, as escolas sentem muita falta dos museus enquanto complemento da sua atividade educativa e da formação dos jovens. Para nós, tem sido um estímulo continuarmos a trabalhar para estes públicos, apesar de todos os constrangimentos”, explica.

A diretora defende que este número representa uma boa expectativa para o período de verão e em novas formas de receber este tipo de público.

Este sábado (15 de maio), o Museu Grão Vasco vai abrir as portas das 20h30 às 22h30 para a Noite dos Museus com música e visitas guiadas de entrada livre.

No Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio, o Museu vai receber às 9h00 a campanha de rua “O Meu Museu” com vista a aproximar o espaço de novos públicos.

Pelas 10h00, decorre a visita guiada com o tema “A Construção de uma Imagem”. Às 14h30, arranca uma outra visita guiada dedicada ao pintor Vasco Fernandes.

No dia 19, o Museu também recebe pelas 16h00 um concerto dos alunos do Conservatório de Música de Viseu.