Geral

04 de 05 de 2021, 14:43

Cultura

Museu Grão Vasco recebe exposição dedicada à identidade de Portugal

Mostra fica patente a partir desta quinta-feira e até 26 de setembro

Museu Grão Vasco

O Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, vai receber a partir desta quinta-feira (6 de maio) a exposição “Identidades Portuguesas. Pintura de Viagens”.

A mostra é a primeira de duas programadas pelo Museu para este ano, inspiradas na temática de pintura de ar livre.

Segundo o Museu Grão Vasco, a exposição vai incluir cerca de 60 pinturas, tendo sido inspirada em obras de pintores como José Malhoa, Marques de Oliveira e Silva Porto. A mostra vai incluir obras que vão desde 1890 até 1940.

A exposição será dividida em quatro núcleos: a construção da imagem, onde se destaca Silva Porto como referência fundamental na pintura portuguesa de ar livre pela obra e pela metodologia que se multiplica pelas décadas seguintes, o mar português, o realismo social e as imagens de Viseu, que destacam locais e costumes emblemáticos da cidade tendo como cenários ruas, praças e mercados.

“As identidades Portuguesas estão refletidas em outros tantos costumes ao longo do território, do Minho ao Algarve e da Serra ao Mar. Para estes artistas o país foi uma fonte inesgotável de trabalho e ofereceu uma ampla e vibrante palete de cores”, lê-se no comunicado do Museu Nacional Grão Vasco.

A exposição vai ficar patente até 26 de setembro.