Geral

31 de 03 de 2021, 11:33

Cultura

Museu de Lamego reabre as portas com agenda repleta de atividades

Primeiro visitante receberá uma oferta de boas-vindas. Reabertura marcada para 5 de abril

museu de lamego

O Museu de Lamego vai reabrir as portas na próxima segunda-feira (5 de abril). O espaço museológico vai ser ainda homenageado pela Câmara com a Medalha de Ouro da Cidade, assinalando o 104.º aniversário do museu e a reabertura ao público.

O Museu propõe, também neste dia, uma programação com eventos que privilegiam o convite à participação em atividades que habitualmente se desenrolam nos bastidores e com acesso reservado.

Durante a manhã, o Museu de Lamego fará o ato de entrega de um lintel epigrafado do século XVII proveniente do Mosteiro das Chagas. A entrega será realizada no âmbito de uma parceria com a Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios.

Em comunicado, o espaço museológico refere que esta peça “vem juntar-se ao numeroso conjunto de bens que o museu conserva com a mesma proveniência, com natural destaque para as capelas em talha dourada, entre peças de paramentaria, ourivesaria, escultura e arquitetura”.

No início da tarde, o Museu de Lamego vai receber as primeiras pinturas intervencionadas ao abrigo da campanha de mecenato “Conhecer, Conservar, Valorizar”, que tinha como objetivo o tratamento de conservação e restauro de cerca de 60 pinturas que integram a capela de São João Batista.

Assim, regressam ao museu as telas de Santa Doroteia, Santa Bárbara e da Aparição de Cristo a Maria Madalena, enquanto serão entregues à conservadora restauradora deste projeto mais três pinturas. O projeto passa ainda a contar com um espaço de exposição próprio de forma a acompanhar o desenrolar dos trabalhos.

Às 18h00, o site do Museu de Lamego vai estrear o primeiro episódio da série de documentários LAMEGO.DOC, que reflete sobre o projeto Linha do Tempo de Lamego, desenvolvido há um ano nas plataformas digitais e numa parceria entre o Museu de Lamego e Castelo de Lamego.

Face às restrições atualmente em vigor por causa da pandemia, o Museu de Lamego irá restringir a participação nas atividades a quem fazer marcação para o endereço de e-mail mlamego@culturnorte.gov.pt. O primeiro visitante receberá uma oferta de boas-vindas e a entrada é gratuita.

Os visitantes devem cumprir as regras de distanciamento social e etiqueta respiratória, sendo obrigatório o uso de máscara.