Geral

20 de 07 de 2021, 09:36

Cultura

Nelas e Mangualde vão ter murais de arte urbana

Projeto junta ainda os concelhos de Gouveia e Fornos de Algodres. Murais vão ser pintados pelo artista urbana Desy e pelas comunidades locais

mural arte urbana alto mondego

As ruas de Nelas, Mangualde, Gouveia e Fornos de Algodres vão ganhar nova vida com obras de arte urbana.

A iniciativa é da rede cultural do Alto Mondego, que desafiou o artista urbano Desy a criar um mural em cada concelho. Mas, além do artista, também as comunidades locais vão ser chamadas a participar nos trabalhos.

Segundo refere em comunicado a organização do Alto Mondego Rede Cultural, o projeto de arte urbana visa representar a região e aquilo que une e diferencia os seus quatro municípios.

O trabalho arrancou em Fornos de Algodres, com um mural dedicado ao fadista António Menano. Em Mangualde, o mural que vai ser pintado será dedicado à escritora e ativista feminista Ana de Castro Osório. Nos outros concelhos, o trabalho vai ser feito muito em breve.

Para Desy, a iniciativa passa fundamentalmente por “homenagear personalidades locais ligadas à cultura e aos territórios”, em que cada mural “tem uma leitura individual, mas todos têm uma ligação comum”. O artista urbano entende que o projeto vai “embelezar e enriquecer os municípios”.

A comunidade local de cada concelho também vai ser desafiada a colorir a sua terra durante os meses de agosto e setembro, altura em que serão realizadas sessões de capacitação em todos os municípios da rede cultural, onde os participantes poderão aprender “como funciona a arte urbana, quais as técnicas, qual a história e o porquê desta ser uma das artes deste século”, diz Desy.

O projeto culmina com a criação de mais quatro murais onde os participantes poderão testar os seus conhecimentos e dar o seu contributo.

“O envolvimento da comunidade é para mim a grande mais-valia destes projetos. As pessoas vão poder criar algo que é para o município delas, mas é também delas. Os murais vão valorizar o município, mas também vão valorizar as pessoas, muitas delas podem até perceber que é este o futuro que querem seguir e que é possível seguir este futuro”, afirma Desy.

As primeiras capacitações decorrem em Fornos de Algodres, de 2 a 4 de agosto, e em Gouveia de 12 a 14 de agosto. Mangualde recebe as sessões entre os dias 23 e 25. A ação termina em Nelas de 6 a 8 de setembro. As inscrições são gratuitas e já estão abertas.