Geral

29 de 05 de 2023, 18:24

Cultura

O Portugal do século XX em exposição na Biblioteca de Tondela

Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro recebe a partir desta sexta-feira uma exposição dedicada a Joshua Benoliel, um dos mais importantes repórteres fotográficos portugueses do início do século XX

joshua benoliel exposição

A Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, em Tondela, recebe a partir desta sexta-feira (2 de junho) uma exposição dedicada a Joshua Benoliel, um dos mais importantes repórteres fotográficos portugueses do início do século XX.

O pioneiro da reportagem fotográfica em Portugal acompanhou todos os grandes acontecimentos da sua época, desde as cerimónias dos últimos anos da Monarquia Constitucional à implementação da República, passando pelas diversas revoltas ao longo da Primeira República e pela Primeira Guerra Mundial.

A mostra reúne um conjunto de imagens registadas por Joshua Benoliel, que teve uma vasta produção ultrapassando os 60 mil clichés fotográficos, divulgados essencialmente no jornal O Século e na revista Illustração Portugueza. É considerado o criador da reportagem fotográfica em Portugal.

A exposição será inaugurada pelas 15h30. A mostra poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00, e ao sábado, entre as 09h30 e as 12h30 e das 14h00 às 18h00.