Geral

20 de 11 de 2021, 08:30

Cultura

O regresso à normalidade através da dança no Teatro Viriato… e o regresso de Paulo Ribeiro

"Segunda 2" sobe ao palco este sábado e assinala os 26 anos da Companhia Paulo Ribeiro. Espetáculo vem “com ironia, humor, muita dança e alguma teatralidade” e a mensagem de um novo ciclo, diz o criador

segunda 2 teatro viriato

Fotógrafo: D.R.

O coreógrafo Paulo Ribeiro está de regresso ao palco do Teatro Viriato, em Viseu. O artista apresenta por estes dias o espetáculo “Segunda 2”, uma peça onde celebra os 26 anos da companhia de dança que criou, e ainda vai regressar à direção do grupo no final deste ano.

“Segunda 2” apresenta-se seguindo a lógica iniciada pelo primeiro espetáculo da Companhia Paulo Ribeiro, “Sábado 2”, mas o criador garante que não há nenhuma ligação entre as duas peças.

O novo espetáculo, que já subiu ao palco do Teatro Viriato ontem (sexta, 19 de novembro) à noite, vai ser novamente apresentado este sábado (dia 20) às 17h00.

Em declarações ao Jornal do Centro, Paulo Ribeiro explica que este espetáculo é apresentado “com ironia, humor, muita dança, alguma teatralidade e linguagens transversais como o novo ciclo”. “É uma peça festiva, apesar de ser uma obra que fala sobre a falha e brinca com a falha”, carateriza.

O coreógrafo, que também já foi diretor do Teatro Viriato, diz que os temas abordados em “Sábado 2” e “Segunda 2” não se ligam entre si. Paulo Ribeiro acrescenta que esta peça representa a imagem de um “novo ciclo” que representa de alguma forma o regresso à normalidade.

O criador revela que “Segunda 2” começou a ser criado precisamente numa segunda-feira, 2 de agosto.

“Depois foi aquela semana em que era segunda 2, terça 3, etc. E eu achei que era um novo ciclo. Realmente, nós estávamos ansiosos para voltar a trabalhar e, normalmente, a semana começa à segunda. Mas, muitas vezes, vamos sem vontade e com pouco entusiasmo e pensamos que sabia melhor o fim de semana ser mais comprido. Desta vez, isso não aconteceu porque era uma segunda-feira fantástica e estávamos prontos para começar”, diz.

Como prova de que os tempos mudam, Paulo Ribeiro tinha Leonor Keil no elenco de “Sábado 2” há 26 anos. Agora, a filha Catarina interpreta a criação do pai. O coreógrafo dá este exemplo de como “o tempo passa muito rápido”.

“Há 26 anos, quem estava no Sábado 2 era a Leonor Keil. Agora, quem faz o Segunda 2 é a filha da Leonor Keil, a Catarina. Isto passa rápido”, acrescenta.

O “Segunda 2” mostra, com os gestos da dança, um balanço do que se passou nas últimas duas décadas e meia. Paulo Ribeiro acredita que este período permitiu “tornar sonhos em realidade”.

“Aprendemos todos muito com os tempos que a nível global fomos obrigados a (ultra)passar. Voltamos a projetos âncora, voltamos com vontade de fazer melhor, voltamos com a dimensão do sonho e a vontade de recuperar o tempo que ficou para trás. Voltamos com a imensa vontade de voltar a estar próximos, de celebrar a vida, de reencontrar a festa”, refere falando de uma “coreografia que se desafia a si própria” que “convoca algumas memórias de tantos outros” e se “inspira em muito daquilo que os tempos nos têm dado”.