Geral

19 de 09 de 2022, 12:49

Cultura

O ser humano em reflexão em mais uma sessão do short/age

Sessão número 23 acontece esta sexta-feira com a exibição de três curtas-metragens e a presença de dois realizadores portugueses em Viseu

shortage daniel monteiro

Fotógrafo: D.R./Daniel Monteiro

O short/age – Shortfilms for a New Age organiza a sua sessão número 23 esta sexta-feira (23 de setembro) com três filmes a ser exibidos na Incubadora do Centro Histórico de Viseu e que mostram “um olhar sobre diferentes aspetos do que é ser humano”.

A curta-metragem “Equação Divina”, realizada por Ricardo Machado, explora a própria criação da humanidade, enquanto “O Rapaz e a Coruja” de Mário Gajo de Carvalho é uma curta de animação que ensina a “observar, amar e deixar partir” a partir das ilustrações de Pedro Ferreira, sem narração nem diálogos. Os dois cineastas vão estar presentes na sessão.

Já “Marianne”, do realizador francês Julien Gaspar-Oliveri, apresenta “o lado trágico de um ato heróico”. A sessão terá lugar a partir das 22h00.

O programa short/age, que vai na sua segunda temporada, tem o apoio do programa "Eixo Cultura" da Câmara de Viseu.

A nova temporada vai decorrer até fevereiro de 2023, sendo que estão planeadas quase uma dezena de sessões de competição, extensões de alguns dos mais reconhecidos festivais de curtas portuguesas, sessões de leitura e discussão de argumentos e a publicação de oito novos guiões.