Geral

06 de 06 de 2023, 15:42

Cultura

O tempo e os seus significados em peça esta sexta-feira na ACERT

Três atores e uma intérprete de língua gestual dançam no espetáculo "Time", do Teatrão. Espetáculo inclui também uma oficina para jovens que terá lugar esta quinta-feira

time acert

Fotógrafo: Carlos Gomes

A ACERT, em Tondela, recebe esta sexta-feira (9 de junho) à noite o espetáculo “Time”, da companhia Teatrão e com direção de Aldara Bizarro.

Nesta peça, três atores e uma intérprete de língua gestual dançam em torno do conceito de tempo, como resposta ao desafio de se trabalhar a ideia de utopia e de mudança, e da forma como as pessoas o vivem num espetáculo com a duração de uma hora.

“Desde a antiguidade que a natureza do tempo se apresenta como uma das maiores questões filosóficas, quer pela tentativa de compreender a sua linearidade - passado, presente e futuro - quer pela sua subjetividade, uma vez que é interpretado por cada um de maneira diferente, sendo muitas vezes essa interpretação influenciada pela situação que se vive em determinado momento”, refere a sinopse do espetáculo.

A partir do espetáculo, vai decorrer na quinta-feira (dia 8) a oficina de dança "Dançar o Tempo", criada a pensar no público adolescente e marcada para as 14h30 com lotação limitada.

Durante duas horas e meia, os participantes serão convidados a viver, através do movimento, as conceções de espaço e tempo associadas à explicação do tempo da física e do tempo do relógio.

A exploração será feita através de jogos coreográficos que usam os conceitos de marcação e improvisação através da velocidade, repetição, pausa e dissociação da relação entre música e dança. No final, pretende-se que surjam pequenas coreografias que traduzam o tema.