Geral

18 de 09 de 2023, 15:54

Cultura

Cortejo com 1.300 figurantes no dia do Feriado Municipal de Viseu

Cerca de 30 iniciativas culturais vão decorrer nas duas últimas semanas de setembro em Viseu e que vão da música às conversas

Fotógrafo: D.R.

Viseu vai assinalar a chegada do outono com cerca de 30 iniciativas culturais que decorrem a partir desta semana, das quais se destacam as iniciativas que vão decorrer no feriado municipal – que é já esta quinta-feira (21 de setembro) – e no âmbito das comemorações dos 900 anos do foral da cidade.

Esta terça e sexta-feira (dias 19 e 22), terá lugar o espetáculo flutuante de jazz “Voloswing” primeiro no rio Pavia, junto à Casa da Ribeira, e depois na Barragem de Várzea de Calde. A performance acontece numa plataforma flutuante e mistura propostas na área do swing ao estilo de Nova Orleães, dança e um estilo contemporâneo.

Já nesta quarta (dia 20), o Adro da Sé recebe o concerto “V900” na reta final dos 900 anos do foral de Viseu. A atuação, agendada para as 21h30, traz os grupos Retimbrar e Sopa de Pedra, que contam como convidados Teresa Salgueiro e a banda Gira Sol Azul, que se reúnem num concerto elevado pelas vozes e agitado pelas percussões, assente num reportório de originais e reinterpretações que invoca a ancestralidade das culturas de raiz ibérica.

No mesmo dia, pelas 16h00, o salão nobre dos Paços do Concelho irá acolher a cerimónia de obliteração do segundo selo comemorativo do foral de Viseu, em parceria com os CTT. Às 17h00 e 18h30, a Feira de São Mateus recebe a Brigada das Cores para um momento de animação de rua.

No feriado municipal, que acontece esta quinta-feira, a tarde reserva um cortejo histórico-etnográfico que irá percorrer as ruas da cidade a partir das 15h30. O espetáculo promete ser “único”, aliando a história à etnografia “com uma apresentação dos usos e costumes dos Grupos Folclóricos, Grupos de Cantares, Zés Pereiras e Bandas Filarmónicas” das freguesias do concelho. O desfile envolve cerca de 1.300 pessoas divididas em 46 grupos participantes.

Segundo a Câmara, o formato do cortejo será diferente do habitual com apresentações em simultâneo a partir de vários locais.

Também neste feriado, o Comboio Turístico será gratuito nos horários das 10h00 e 11h00 e também o carrossel no Parque Aquilino Ribeiro durante todo o dia. Já na Feira de São Mateus, que entra no seu último dia, o vidente Eurus fará uma última aparição nos Aposentos Reais Regina Tarasia, junto à Praça de Viriato, convidando os visitantes a viajar nas suas previsões e soluções.

No sábado (dia 23), arranca o ciclo de conversas “Foi com ela que tudo começou”, que terá como primeira convidada Cristina Torrão, que irá apresentar o seu livro “Memórias de Dona Teresa”, editado em 2018. O momento acontece na Casa do Miradouro.

No mesmo dia, o prado do Parque Urbano de Santiago acolhe o espetáculo de circo contemporâneo “Chá das Cinco – Peça para quatro amigas mais uma que nunca mais chega”, organizado pelo Teatro Viriato. Também neste dia, a Biblioteca Municipal será o palco da atividade para bebés “Histórias Tão Balalão”, com Elsa Serra. Com inscrições já encerradas, por ter atingido a lotação, também vai-se realizar a atividade “Plogging Challenge”, no Caminho Português Interior de Santiago.

Museus assinalam património com atividades para toda a família
A agenda de Viseu para as duas últimas semanas de setembro não se fica por aqui. Os museus municipais vão associar-se às comemorações das Jornadas Europeias do Património, que decorrem nos dias 22, 23 e 24 de setembro. Este ano, a temática eleita pela Direção-Geral do Património Cultural é o “Património Vivo”.

A pensar nesse mote, os museus de Viseu estão a preparar um conjunto de atividades para toda a família como visitas guiadas, passeios temáticos, espetáculos de poesia, música e dança, mesas redondas e rodas de contos com música ao vivo. Também o Comboio Turístico, que se vai transformar no “Comboio do Património”, irá circular com um custo de 1,5 euros para os adultos e gratuito para as crianças.

A Câmara vai ainda assinalar a 27 de setembro o Dia Mundial do Turismo. “Ser turista em Viseu” é o convite lançado a habitantes, visitantes e turistas para fazerem uma visita guiada pela cidade. A efeméride também vai ser marcada por uma atividade de geocaching por espaços verdes de Viseu, nomeadamente o Parque Aquilino Ribeiro, o Jardim das Mães, a Mata do Serrado, o Jardim de Santo António e a Mata do Fontelo. Também neste dia, o Comboio Turístico fará viagens gratuitas.

A Camara destaca também as iniciativas apoiadas pelo programa municipal Eixo Cultura. Esta quarta-feira e no dia 27, será apresentado o espetáculo “Cenas Conjugais” da companhia Ritual de Domingo no Centro de Criação Contemporânea – Polo 1 (antiga Incubadora do Centro Histórico de Viseu). A mesma equipa irá organizar também uma oficina de formação artística com os alunos da Escola Superior de Educação.

Já a Quinta da Cruz recebe nos dias 20, 25 e 27 o espetáculo de teatro “Materialidade”, do projeto Horta de Deméter, da Cem Palcos. Esta sexta-feira, os Jardins da Casa do Miradouro acolhem o concerto de apresentação do álbum “Os miúdos estão bem”, do grupo Bela Noia.