Geral

14 de 09 de 2022, 16:31

Cultura

Património de Lamego vai ser estudado pela Universidade do Porto

Autarquia e universidade assinaram protocolo de colaboração, consultoria e assessoria técnica e científica na área. Juntos vão organizar estágios, seminários e atividades pedagógicas

protocolo lamego porto

Fotógrafo: D.R.

A Câmara de Lamego assinou esta quarta-feira um novo protocolo com o Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto para “colaboração, consultoria e assessoria técnica e científica” na área do património.

O objetivo passa pela proteção do património da cidade. “Lamego é uma montra viva e rica de património religioso e civil, material e imaterial. Esta parceria com a FLUP vai criar condições de investigação e valorização desse mesmo património cultural, tão identitário da nossa população, não só de Lamego, mas do país”, disse Francisco Lopes, presidente da autarquia.

A preservação e estudo do património de Lamego será a principal preocupação das duas entidades que irão cooperar em diversas iniciativas, incluindo seminários, workshops, estágios curriculares e extracurriculares, ações de formação técnica e atividades pedagógicas, durante os próximos três anos de colaboração.

A assinatura do protocolo decorreu esta manhã em Lamego. Já em abril deste ano, a autarquia e a Universidade do Porto assinaram um outro protocolo visando o estudo, valorização e divulgação da memória do Conde D. Pedro, que viveu em Lalim durante mais de 30 anos.