Geral

22 de 04 de 2021, 10:21

Cultura

Peça de teatro reflete sobre a democracia e a liberdade

Grupo ArDemente estreia "Sem Mordaça" esta sexta-feira em Viseu

ardemente peça sem mordaça

A companhia de teatro ArDemente vai apresentar, esta sexta-feira e sábado (23 e 24 de abril), a peça Sem Mordaça. O espetáculo decorre no auditório do Vissaium XXI, em Viseu.

A peça, que já foi apresentada esta semana para as escolas do concelho, visa refletir sobre a liberdade de expressão, a construção da democracia, as suas ameaças e a ciclicidade da história, mostrando um olhar crítico sobre momentos da História que decorreram desde a época da Grécia Antiga e até hoje e também sobre a forma como eles se refletem atualmente.

“Pensamos no teatro como exercício democrático e na democracia como exercício em construção”, disse Emanuel Santos, ator e cocriador do espetáculo. Gabriel Gomes acrescenta que o Sem Mordaça pretende “olhar para as mudanças que vivenciamos hoje, perceber se são favoráveis e positivas ou se não passam de um retrocesso na história que nos levam de volta a momentos mais sombrios e pouco democráticos”.

Já Roberto Terra, outro dos criadores, refere que a peça serviu de ferramenta para “juntar um pouco mais de combustível à nossa revolta” depois da sua primeira apresentação em novembro último. “Descobrimos que ainda tínhamos muito a dizer sobre este assunto. (…) É bom olhar para o teatro como uma ferramenta em constante evolução, que reflete os nossos tempos”, afirma. O espetáculo terá uma participação especial da atriz Teresa Coutinho.

A reserva de lugares é obrigatória.