Geral

28 de 03 de 2024, 12:00

Cultura

Pedro Chagas Freitas na Festa do Livro e da Leitura de Tondela

Evento decorre de 9 a 21 de abril no Auditório e Biblioteca Municipal. Iniciativa propõe peças de teatro e uma feira do livro com centenas de obras

festa do livro e da leitura créditos câmara de tondela

A Festa do Livro e da Leitura de Tondela regressa para promover o hábito e o gosto pela leitura naquela que será a sua 18.ª edição entre os dias 9 e 21 de abril. O evento vai ter lugar na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro e no Auditório Municipal.

O escritor Pedro Chagas Freitas é um dos nomes que irão aparecer no evento organizado pela Câmara Municipal e pela Rede de Bibliotecas de Tondela.

Ao todo, são mais de uma dezena as atividades voltadas ao público escolar e à comunidade, algumas das quais inspiradas na revolução do 25 de Abril, que aconteceu há 50 anos, incluindo peças de teatro, exposições, encontros com escritores e uma feira do livro com centenas de títulos.

Em exposição vão estar quatro mostras na Biblioteca Municipal: “Liberdade” do Agrupamento de Escolas Cândido Figueiredo e ainda “Os sentidos da liberdade”, “Leitura(s) da Biblioteca da Censura” e “(Re)criação de capas de livros censurados durante o Estado Novo” da Escola Secundária de Tondela.

A Festa do Livro e da Leitura arranca a 9 de abril, pelas 14h00, com a cerimónia de abertura, seguindo-se a apresentação da peça “A caixinha de música e o bailarino de Abril” pelo grupo de teatro Quinta Oficina. Esta criação volta a ser apresentada no dia 10 às 10h00 e 11h00 e no dia 11 às 09h00, 11h00 e 14h30.

No dia 12, às 09h00, a companhia Cafinvenções sobe ao Auditório Municipal com o espetáculo “O tesouro”.

Nesse mesmo dia, será apresentado o e-book (livro digital) com os textos elaborados pelos alunos e participantes das oficinas de escrita realizadas no festival Montanha Literária. Já às 21h00, na Biblioteca Municipal, começa uma conversa com o padre e escritor Ricardo Esteves, autor das obras “Reflexões Diárias” e “Viver a Vida na Hora da Morte”.

A 13 de abril, decorre no mesmo local um encontro com Paulo Azevedo, ator, orador motivacional e autor da obra “Não há impossíveis”.

A Festa do Livro prossegue no dia 14 com a apresentação da peça “O Rei Midas” do Grupo de Teatro Animateatro, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal.

Nos dias 15 e 16, pode ser vista a peça “Dona Rosa e os 25 Cravos” da formação teatral Muito me Contas. Já a 18 de abril, subirá ao palco do Auditório Municipal a peça “A revolução está no meu sótão” pelo Grupo de Teatro Diogo Carvalho.

Para 20 de abril está agendada, às 21h00 na Biblioteca Municipal, uma conversa com Pedro Chagas Freitas, que vendeu um milhão de livros em todo o mundo. Entre outras obras, o autor escreveu “Prometo falhar”, “Prometo amar”, “A raridade das coisas banais” e “É urgente amar”.

A fechar, no dia 21 e no mesmo local, será apresentada às 15h00 a peça “Trupe de Histórias – Figos” da associação cultural Zunzum.