Filipa Jesus

25 de 04 de 2021, 12:59

Cultura

Penalva do Castelo e Sátão comemoram o Dia Europeu da Cultura Megalítica

Autarquias propõem atividades e visitas a monumentos ligados à arte megalítica em altura de pandemia

Anta do Penedo do Com penalva do castelo

Os municípios de Penalva do Castelo e Sátão assinalam este domingo (25 de abril) o Dia Europeu da Cultura Megalítica, com atividades, eventos e visitas aos monumentos mais conhecidos do megalitismo, localizados em ambos os concelhos.

O município de Penalva do Castelo, que pertence à Rota do Megalitismo da Região Viseu Dão Lafões e Sever do Vouga, “destaca a Anta do Penedo do Com - um magnífico exemplar de arte Megalítica, que testemunha a herança dos nossos antepassados”, pode ler-se em comunicado, convidando a comunidade local, e não só, a visitar o local.

Na mesma nota, a autarquia refere que se trata de uma sepultura pré-histórica com cerca de seis mil anos, tendo sido classificada como Imóvel de Interesse Público em 1992. “É composta por uma câmara coberta por uma grande laje, com cerca de oito toneladas, à qual se acedia através de um corredor também coberto por lajes dispostas na horizontal”, descreve o município.

Com o objetivo de valorizar o património de Penalva do Castelo, o momento já foi alvo de algumas intervenções de restauro “e é um exemplar único, do género, no concelho”.

Também o município de Sátão se associa a esta efeméride e destaca “os trabalhos arqueológicos e de restauro que decorrem na Orca de Forles”. Além disso, a autarquia explica que tem intenções de restaurar a Orca de Casfreires, já classificada como Monumento Nacional.

À semelhança de Penalva do Castelo, o concelho também integra a Rota do Megalitismo Viseu Dão Lafões e Sever do Vouga.