Paulo Lopes

14 de 04 de 2021, 16:46

Cultura

Pensar a mais de dois

A parceria com o FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, a promoção conjunta com a Companhia Paulo Ribeiro em nova edição do Summer Lab e as propostas da nova programação do Teatro Viriato com a abertura das salas de espetáculo em perspetiva são destaques nesta edição do Magazine do Teatro Viriato.

Podcast Boca a Boca



Pensar na sustentabilidade ambiental, política, individual, afetiva, sexual e ética do nosso quotidiano. Ensaiar discursos de resistência e resiliência na cidade, em casa, no trabalho. Questionar as fronteiras físicas e mentais entre países, entre épocas, entre géneros, entre classes.
Alterar, com a presença do corpo, a norma, a esfera da intimidade, as relações de poder.
Existir. De forma plural e sempre questionante através de múltiplas linguagens.
Criar ligações. Construir pontes. Lançar as cordas e os dados. Desenhar novos mapas, ler e descobrir novas constelações.
Pensar em novas formas de habitar o planeta e de ocupar o espaço social e político.
Pensar em formas de reconciliação ou de confronto com os tempos em que vivemos.
Pensar de outras formas. Formar outros pensamentos. E fazê-los a partir de casa, do palco, da rua e em plataformas digitais, escritas, presenciais, locais, à distância, de olhos fechados ou simplesmente à escuta, aproximando-nos de pares e de estranhos.
Focar os holofotes na margem, na outra margem, no outro lado do atlântico, ou do outro lado de cá desta fronteira única e peninsular.
Celebramos tudo isto esta semana e anunciamos a parceria do Teatro Viriato com o FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica – que se iniciará já no mês de maio. O Teatro Viriato junta-se à 44ª edição de um dos festivais internacionais mais antigos no país e mantém próxima e viva a cena internacional num momento em que a deslocação além-fronteiras está restringida. O Teatro Viriato junta-se com a sua equipa, com o seu palco, com o seu conhecimento e com as suas propostas para que a base de aterragem das muitas realidades ibéricas e transatlânticas seja mais alargada, e a possibilidade de contacto mais extensa, mais diversa e a chegar a muito mais público, lembrando-nos a todos que o mundo não é do tamanho das nossas quatro paredes caseiras, mesmo quando assim nos parece, nem tem as mesmas cores ou condições em todos os quatro cantos do planeta.
Num momento em que se vive com ansiedade a possibilidade de um reencontro numa sala de teatro, manter só a luz e o debate acesos e a porta aberta, ou outras as formas de pensar e recriar o quotidiano, não só as nossas, mas, e sobretudo, as que desconhecemos, parece-nos necessário, urgente e prioritário.

____
Patrícia Portela, diretora artística do Teatro Viriato