Geral

23 de 04 de 2021, 17:35

Lifestyle

Quinta da Cruz acolhe exposição Hortas Confinadas

Mostra resulta de três meses de experiências criadas com os jovens do projeto Horta de Deméter em confinamento

Hortas comunitárias da Quinta da Cruz

A Quinta da Cruz, em Viseu, acolhe desde sábado a exposição Hortas Confinadas.

A mostra faz parte do projeto de inclusão social pela arte “Horta de Deméter”, que conta com o apoio da Câmara e do programa PARTIS & Art for Change, das fundações Gulbenkian e La Caixa, e é organizado pela associação cultural Nicho.

Em comunicado, a autarquia de Viseu refere que a exposição “apresenta ao público o resultado de vários projetos desenvolvidos neste último período de confinamento pelos jovens do Lar de Santo António e os alunos da Escola Secundária de Viriato”, participantes na Horta de Deméter.

A equipa do projeto avançou com um programa de atividades alternativas face ao confinamento imposto em janeiro e à impossibilidade de arrancar com as atividades presenciais na Quinta da Cruz, com o objetivo de manter vivo o espírito do projeto e contribuir de forma criativa para minimizar o isolamento dos jovens participantes.

Durante três meses, “procuraram-se formas de aproximar os jovens e de desenvolver atividades em conjunto que não dependessem das vias digitais”, é explicado na nota.

“Os primeiros contactos foram estabelecidos através de uma troca de cartas manuscritas entre os jovens e os vários elementos da equipa. Seguiram-se uma série de desafios, atividades práticas que aproximaram os jovens, entre eles, e dos conteúdos do projeto, criando expetativa e entusiasmo para o momento seguinte, que implica um trabalho no terreno, nas hortas comunitárias”, acrescenta o município.

Os meses foram passando com cartas, bolos, desenhos, fotografias, kits para a construção de terrários, espantalhos, gravações de voz e, por fim, sementes, terra e alvéolos para a germinação das plantas que, em maio, poderão ser plantadas na horta da Quinta da Cruz.

A exposição vai estar patente até 30 de maio.