A motivação é manter viva a arte da olaria de Molelos com…
Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Quinze peças vão subir ao palco no 22.º Festival de Teatro de Viseu, que arranca na próxima sexta-feira (26 de maio) e termina a 11 de junho no Auditório Mirita Casimiro. A par deste espaço cultural, uma das peças de teatro será apresentada no Parque do Fontelo.
Associações e escolas vão participar neste evento que tem como principal mote os 900 anos do foral da rainha D. Teresa a Viseu.
Participam a Recreativo de Bassar – Associação Desportiva e Cultura, a Enérgica – Associação Juvenil de Viseu, a AFTA – Associação de Fomento de Teatro Amador, o Grupo Recreativo Cultural Desportivo e Social de Vila Nova do Campo, o Colégio da Via-Sacra, a Associação Social, Recreativa e Desportiva de Moure de Madalena, o Orfeão de Viseu e a Associação de Solidariedade Social e Cultural de Orgens (C.S.C.O).
Também vão atuar a APACIC – Associação de Pais do Colégio da Imaculada Conceição, a Associação Jita Kyoei, o Agrupamento de Escolas de Mundão, a Associação de Solidariedade Social Recreativa e Desportiva de Chãos e Casal Mau, o Colégio da Imaculada Conceição, a Zunzum – Associação Cultural e a Escola D. Luís Loureiro de Silgueiros.
Segundo a Câmara de Viseu, as peças de teatro serão avaliadas tendo em conta vários parâmetros relacionados com a performance dos grupos. Os melhores espetáculos vão receber os prémios de Melhor Peça de Teatro, Melhor Interpretação Masculina e Melhor Interpretação Feminina.
Também vão ser atribuídos o Prémio Osório Mateus e prémios de participação a todos os grupos no valor de 350 euros.
“A assinatura deste evento municipal demarca-se pela valorização da cultural local, a sensibilização para a importância do teatro nos hábitos culturais como forma de conhecimento, entretenimento e inclusão social e, ainda, a relevância dos novos valores para a produção teatral”, destaca o município.
Os bilhetes estarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira (dia 22) e poderão ser adquiridos junto dos grupos responsáveis pelas peças de teatro, previamente ou no próprio dia, horal e local do espetáculo. A entrada de crianças até aos 12 anos será gratuita.
A programação completa pode ser consultada no site www.visitviseu.pt.