presepio natal orgens
académico markit
Doroteias+-+Viseu00028-1920wpng
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
all dance
Home » Notícias » Cultura » Revista Beira Alta apresenta hoje dois novos volumes

Revista Beira Alta apresenta hoje dois novos volumes

pub
 Legislativas: Bloco quer fim das portagens “para ontem”
15.06.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Legislativas: Bloco quer fim das portagens “para ontem”
15.06.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Revista Beira Alta apresenta hoje dois novos volumes

A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões vai apresentar, esta terça-feira (15 de junho) em Sátão, dois novos volumes da revista Beira Alta.

A publicação, que reúne estudos sobre a região, já tem 79 anos de existência, tendo sido retomada recentemente a sua edição.

A coordenadora da revista, Fátima Eusébio, revela que na nova edição vão estar trabalhos “ligados à história da arte e arqueologia, com uma abrangência significativa do território, incluindo estudos ligados a Guarda, Lamego, Moimenta da Beira, Viseu, Sátão e Sernancelhe”, desvendando a “abrangência geográfica do território”.

A apresentação contará com uma palestra do historiador Abel Estefânio sobre o Santuário da Lapa, situado em Sernancelhe.

Em declarações ao Jornal do Centro, Fátima Eusébio garante que a Beira Alta tem futuro. “Estamos a tentar recuperar os anos em que a Beira Alta ficou por publicar. O nosso objetivo é que não haja interrupções”, afirma.

Os volumes apresentados esta terça-feira são “correspondentes ao ano de 2018”, segundo a coordenadora. Daqui a um mês e meio, a revista vai apresentar os volumes de 2019 “com os índices todos atualizados, um volume brilhante e de grande utilidade para os utilizadores, permitindo a pesquisa de tudo o que é Beira Alta”, acrescenta.

Editada pela primeira vez em 1942, a revista é, segundo Fátima Eusébio, “um recurso extraordinário” para o alargamento do conhecimento sobre a região beirã.

“O mais importante é que a revista continue porque, além de trazer novos estudos e trabalhos que nos permitam conhecer cada vez mais este território e a sua história, património e potencialidades, o conhecimento é fundamental para planear e desenvolver novas atividades e propostas. Conhecer é a base de tudo e queremos realmente que haja esta diversidade territorial”, remata.

pub
 Legislativas: Bloco quer fim das portagens “para ontem”

Outras notícias

pub
 Legislativas: Bloco quer fim das portagens “para ontem”

Notícias relacionadas

Procurar