ricardo pardal
Camara Municipal de Mangualde
mentores-formação-scaled
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Cultura » São Pedro do Sul: Música erudita vai fazer-se ouvir em festival inédito

São Pedro do Sul: Música erudita vai fazer-se ouvir em festival inédito

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
23.09.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
23.09.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub

A música erudita chega no próximo mês a São Pedro do Sul, que recebe a primeira edição do Festival de Música de Câmara “Allegro”.

O evento decorrerá entre os dias 7 e 9 de outubro em três palcos diferentes, todos locais históricos do concelho. O primeiro dia vai ter lugar a partir das 21h30 no Auditório do Balneário Rainha D. Amélia, o segundo à mesma hora no Condado de Beirós e o último dia às 17h00 na Quinta da Comenda.

Sob a direção artística dos músicos internacionais Daniel Schvetz e Katerina Kabakli, a programação apresenta “uma clara aposta na qualidade, com uma seleção de músicos ímpares e um programa diversificado”.

“Os concertos são o mote para trazer públicos não habituais a locais de elevado interesse cultural, histórico e arquitetónico, não acessíveis ao público, onde a música clássica terá como cenário espaços seculares de incrível beleza arquitetónica e natural”, revela a organização.

No dia 7 de outubro, uma sexta-feira, o Auditório do Balneário Rainha D. Amélia recebe o Quarteto de Guitarras de Viseu composto por André Cardoso, António Coelho, Marco Pereira e Paula Sobral.

No dia 8, sábado, no Condado de Beirós vai-se ouvir um quarteto com piano Rosalía que junta três membros da orquestra Real Filharmonia de Galicia e a pianista Katerina Kabakli.

E a 9 de outubro, domingo, a Quinta da Comenda acolhe um trio piano-cravo-violoncelo num concerto em torno de Astor Piazzola, o compositor argentino que levou o tango do porto de Buenos Aires para as maiores salas de concertos do mundo. Daniel Bruno Schvetz, Jeremy Lake e Katerina Kabakli interpretarão os temas.

A música de câmara carateriza-se por ser música erudita composta para um pequeno grupo de instrumentos ou vozes “que tradicionalmente podiam acomodar-se nas câmaras de um palácio”, frisam os promotores. Atualmente a expressão é usada para qualquer música executada por um pequeno número de músicos.

Todas as atuações terão entrada gratuita.

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Outras notícias

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Notícias relacionadas

Procurar