Geral

27 de 07 de 2022, 10:30

Cultura

Sátão inaugura centro interpretativo em local onde já foi prisão

Câmara de Sátão vai inaugurar, neste sábado, o novo Centro Interpretativo de Ferreira de Aves

centro-interpretativo-ferreira-de-aves-sátão-Maria-Sousa-v2_web

Fotógrafo: D.R./Maria Sousa

A Câmara de Sátão vai inaugurar, neste sábado (30 de julho), o novo Centro Interpretativo de Ferreira de Aves, que vai ficar no espaço onde funcionou antigamente um tribunal e um estabelecimento prisional.

A cerimónia acontece durante os Encontros Culturais de Sátão, onde será recebida uma comitiva de Les Ulis, uma pequena cidade dos arredores de Paris com quem a autarquia de Sátão tem uma geminação e onde vive muitas pessoas oriundas do concelho.

O presidente da Câmara de Sátão, Alexandre Vaz, destaca a importância do novo centro interpretativo, onde o objetivo, diz, será homenagear “as pessoas importantes de Ferreira de Aves, incluindo o Frei Rosa Viterbo e o D. Martinho Pais, entre outros, e, por outro lado, buscar alguns objetos antigos para exposição”. “Haverá depois um vídeo que fala da história de Ferreira de Aves”, acrescenta.

O edifício do centro interpretativo foi comprado pela autarquia de Sátão há dois anos. Um espaço que pertencia a um particular e que, quando Ferreira de Aves era concelho, serviu de tribunal e prisão. A obra custou 113 mil euros, com o apoio de fundos da Associação de Desenvolvimento do Dão.

Alexandre Vaz revela também que, no dia da inauguração, a autarquia recebe uma comitiva de Les Ulis, que inclui o presidente da Câmara, no âmbito do evento "Encontros Culturais", que se realiza junto à Capela do Calvário, na povoação do Castelo.

“Com esta visita, vêm também pintores de Les Ulis, onde existe uma exposição da nossa Casa de Cultura. Será uma visita guiada que vamos fazer mostrando o que Sátão tem de bom, onde irão visitar a fábrica da Cerutil e à Quinta da Taboadella”, acrescenta o autarca de Sátão.

A agenda inclui também a realização de uma caminhada na Rota das Lagaretas, a assinatura do protocolo de adesão à Rede de Aldeias de Portugal e uma visita à igreja matriz de Ferreira de Aves, a de Santo André, que data do século XIX.