Geral

16 de 09 de 2022, 15:35

Cultura

Saúde mental e memória em peça de teatro na ACERT

Companhia internacional de teatro Ikarus Stage Arts irá apresentar as peças "Destellos en un Rio Negro" e "Arcanum Zero" em Tondela, no final deste mês

acert workshop

Fotógrafo: D.R.

O poder da memória intergeracional e a saúde mental são alguns dos temas abordados nos espetáculos que a companhia Ikarus Stage Arts irá apresentar na ACERT, em Tondela, na próxima semana.

A formação estará em residência artística em Tondela e irá encenar duas peças, uma delas em estreia, além de preparar um workshop. A 24 de setembro, sábado, sobe a palco "Destellos en un Rio Negro" que conta a história de uma rapariga fascinada pela vida do seu avô falecido quando encontra na sua casa de infância um monte de cartas.

A imersão nas vidas passadas relatadas nas cartas “leva-a a embarcar numa jornada entre gerações, encontrando relatos de esperança e coragem para desafiar o destino e o tempo”, descreve a ACERT. O espetáculo será apresentado em espanhol.

No dia 25, domingo, terá lugar o workshop "Energia em Ação" dirigido por Carolina Pizarro. Os participantes serão introduzidos à prática inicial da arte marcial ancestral Kalaripayattu. Do trabalho simbiótico entre voz e corpo, será criada uma sequência coreográfica “na qual poderão ser descobertos diferentes tipos de energia em ação e as suas possibilidades de aplicação no âmbito performativo”.

O grupo termina a sua residência artística na ACERT com a estreia de "Arcanum Zero – Quando a Loucura está em Palco", no dia 30, sexta-feira, às 21h45.

A peça convoca à reflexão sobre a saúde mental em cruzamento com as artes contando a história de uma paciente obcecada com a possibilidade de representar diferentes papéis e que, através do teatro, estabelece “outro tempo e espaço, um território de resistência, acordando as suas condições/afetos, sonhos, desejos e a habilidade de imaginar”. O espetáculo será apresentado em italiano.

Os bilhetes para os espetáculos estão à venda e a inscrição para o workshop deve ser feita através do site da ACERT.