Geral

29 de 07 de 2022, 16:32

Cultura

Saxofonista de Resende vence Prémio Jovens Músicos

Daniel Lourenço ganhou a prova de saxofone da 35.ª edição do prémio. Jovem de 23 anos já tinha ganho concurso há quatro anos

resende saxofonista daniel lourenço

Fotógrafo: D.R.

Um músico natural de Resende, Daniel Lourenço, venceu o 35.º Prémio Jovens Músicos, destinado a músicos portugueses e estrangeiros residentes em Portugal.

A distinção foi alcançada na final de saxofone, onde ficou em primeiro lugar. A final decorreu na passada quinta-feira (28 de julho) no Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal.

Daniel Lourenço interpretou peças dos compositores Vincent David e Jaques Ibert na prova final. Já na eliminatória, tinha tocado composições de Eduardo Marques, Lino Guerreiro e Fernande Decruck.

O jovem, de 23 anos, já tinha vencido a prova de jovens saxofonistas em 2018 com o quarteto Maat Saxophone Quartet. O concurso Prémio Jovens Músicos pretendia descobrir novos talentos e promover os jovens intérpretes de música erudita.

Daniel Lourenço é natural da freguesia de São Cipriano, no concelho de Resende. Nascido em 1998, formou-se no Conservatorium van Amsterdam, na Holanda.