Geral

24 de 05 de 2022, 15:14

Cultura

Sementeira realiza décima edição em julho

Bloco de Esquerda organiza nova chamada de artistas para o evento em Viseu. Inscrições estão abertas até 1 de junho

exposição sementeira inauguração 2 julho 2021

Fotógrafo: D.R.

A Sementeira volta para uma nova edição no centro histórico de Viseu, de 8 a 16 de julho. O evento cultural, que chega à décima edição, é organizado pelo Bloco de Esquerda, que anunciou uma nova chamada para a participação de artistas.

As inscrições estão abertas até 1 de junho. Segundo o BE, a chamada é dirigida a “artistas e criadores de toda a natureza”, bastando inscrever num formulário disponibilizado pelo partido os projetos a expor e atividades a propor.

A Sementeira decorre desde 2013 na sede local do Bloco, no número seis da Rua das Ameias, junto à Sé de Viseu, que tem sido palco de exposições, concertos, recitais, espetáculos de teatro, dança, tertúlias, debates, workshops e oficinas, além da projeção de filmes e apresentações de livros, entre outros eventos.

O objetivo da Sementeira passa, lembra o Bloco de Esquerda, por dar a conhecer artistas e projetos culturais emergentes, sobretudo locais e regionais, “aproveitando o grande fluxo de visitantes no verão (nomeadamente durante os Jardins Efémeros)”.

“Este projeto comunitário não abandonou desde então a sua missão democratizadora, garantindo espaços, condições técnicas e logísticas, bem como divulgação. Com uma curadoria coletiva e envolvendo diretamente os artistas no processo”, acrescentam os organizadores.

A Sementeira X vai decorrer de 8 a 16 de julho “com o desejo de envolver ainda mais a comunidade para uma edição que muito orgulhosamente coroa quase uma década sem interrupções e sem ideias feitas”. Por isso, acrescenta o BE, as reuniões da organização serão abertas.