Geral

05 de 01 de 2022, 12:36

Cultura

Sete filmes para refletir sobre a arte em Viseu

Cine Clube vai organizar ciclo "Da Arte" durante os meses de janeiro e fevereiro no auditório do IPDJ

cineclube pecado

Fotógrafo: D.R.

O Cine Clube de Viseu vai dar início, a 13 de janeiro, com o ciclo de cinema “Da Arte”, dedicado à criação artística.

A iniciativa, que pretende ainda dedicar-se à arte que vem com a sétima arte, arranca com o filme “O Homem que Vendeu a Sua Pele” de Kaouther Ben Hania. A película foi nomeada para o Óscar do Melhor Filme Estrangeiro.

No dia 20, o Cine Clube irá exibir o filme “Nada Pode Ficar”, de Maria João Guardão, um documentário sobre o fim do Atelier Real, dinamizado pelo coreógrafo João Fiadeiro durante 15 anos, e uma revisitação aos seus 30 anos de criação. Ambos os filmes serão apresentados durante o ciclo New Age New Time, do Teatro Viriato, que decorre de 14 a 29 de janeiro.

A 27 de janeiro, será exibido “O Pecado” de Andrei Konchalovsky, que reflete sobre a vida de Michelangelo Buonarroti, que criou a Capela Sistina do Vaticano.

Já em fevereiro, no dia 3, é apresentado “Annette” de Léos Carax, que ganhou os prémios de Melhor Realizador e Melhor Música Original no último Festival de Cannes. O filme conta a história de um casal que vê a relação desequilibrada com o nascimento da filha.

No dia 10, o Cine Clube apresenta “Compartimento N.º 6” de Juho Kuosmanen, em que uma jovem passa uma longa viagem em direção ao Círculo Polar Ártico com um mineiro russo. No dia 17, é a vez do documentário “Amazing Grace”.

O ciclo termina a 24 de fevereiro com “O Conto dos Crisântemos Tardios” de Kenji Mizoguchi com uma cópia digital restaurada que mostra a linha entre a arte e a vida no dia-a-dia de um ator.

O Cine Clube iria arrancar o ano com uma sessão do filme “Oldboy”, mas foi adiada devido às medidas previstas ainda durante o período de contenção da pandemia.

De resto, as sessões estão agendadas para todas as quintas-feiras às 21h00 no auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude.