Geral

08 de 02 de 2024, 09:30

Cultura

Short/age leva 50ª sessão de curtas-metragens ao centro histórico esta sexta-feira

A sessão conta com a participação de dois realizadores e um ator. São apresentadas duas películas nacionais assim como uma do Reino Unido

shortage viseu

Fotógrafo: D.R./Short/age

O Short/age apresenta esta sexta-feira a 50ª sessão de curtas-metragens desde que o projeto foi criado. A sessão de dia 9 de fevereiro conta com a presença de três convidados: os realizadores Ricardo Leite e Renato Dias e o ator Tiago Aldeia.

O primeiro filme da noite, “2020: Odisseia no 3º esquerdo”, mostra como a imaginação de uma criança é capaz de ajudar a ultrapassar muitos dos males que nos rodeiam. O filme, de Ricardo Leite, é exibido à 21h30 no Polo I do Círculo de Criação Contemporânea de Viseu.

Segue-se a obra de Renato Dias, “HomoVerum”, que terá ainda o ator principal, Tiago Aldeia, presente na Incubadora do Centro Histórico. Esta curta-metragem “desconstrói a ideia de que a história da humanidade é, em última análise, uma luta incessante contra a nossa condição frágil”, segundo explicou Luís Belo, organizador do Short/age. Ambígua e surrealista, esta obra deixa à interpretação de cada um alguns dos “recantos mais obscuros” do filme.

A última película da noite, uma obra internacional, como é já hábito nas sessões de sexta-feira, vem do lado de lá do Canal da Mancha, do Reino Unido. “Two Lone Robots”, de Zóe Henriques, conta uma história de solidão e sobrevivência, em que dois robôs têm de tomar uma decisão difícil.