Geral

29 de 02 de 2024, 17:57

Cultura

Teatro Amador de Tabuaço mostra 17 anos de palco em exposição

Exposição vai estar patente a partir desta quinta-feira no Museu do Imaginário Duriense

exposição teatraço tabuaço

O Teatraço – Teatro Amador de Tabuaço organizou uma exposição no Museu do Imaginário Duriense que mostra documentos e figurinos levados ao palco ao longo dos seus 17 anos, além dos prémios arrecadados.

A partir deste sábado (2 de março), é possível visitar a mostra que conta a história da companhia sediada no concelho do norte do distrito de Viseu.

“São 17 anos a contar histórias, a fazer rir o público e a levar longe o nome do concelho. Até outubro é possível visitar no Museu do Imaginário Duriense, com o apoio da Câmara Municipal de Tabuaço, os ’17 anos de Histórias’”, destacou a companhia.

O grupo comandado por Beto Coville, que conta com um elenco de 14 atores, todos do concelho, e uma equipa de quatro técnicos em palco, tem “também dedicado o seu trabalho, entre outros, à pesquisa de textos e histórias locais”, além de textos nacionais e internacionais.

Entre essas histórias estão peças de teatro de rua como a da lenda da Princesa Ardínia, os Contos Ocultos de Tabuaço ou a atribuição do Foral de Pinheiros por D. Manuel I.

O Teatraço destacou ainda que o seu elenco “fez parte do premiado filme Tábuas Com História, a primeira experiência cinematográfica do grupo, e que arrecadou o prémio de Melhor Filme Internacional no LABRFF – Los Angeles Brazilian Film Festival”.

A exposição está patente até finais de outubro no Museu do Imaginário Duriense.