Geral

21 de 04 de 2021, 12:27

Cultura

Teatro Ribeiro Conceição regressa com homenagem a Fausto Guedes Teixeira

Homenagem vai decorrer esta sexta-feira em Lamego

teatro ribeiro conceição lamego

O Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, retoma a sua programação cultural esta sexta-feira (23 de abril) com uma homenagem ao poeta Fausto Guedes Teixeira, natural do concelho.

A iniciativa decorrerá a partir das 21h00 com interpretações da fadista Teresa Tapadas e do tenor Carlos Guilherme e tem entrada livre. Este evento visa celebrar a obra deste poeta que comemora os 150 anos do seu nascimento a 11 de outubro.

Em comunicado, a Câmara de Lamego acrescenta que também promoverá no âmbito da iniciativa “Descobrir Lamego com Fausto Guedes Teixeira” várias ações que “conduzirão à descoberta do património edificado, paisagístico e cultural local, tendo como fio condutor a poesia” do escritor.

“Através de um programa diferenciador, o município de Lamego pretende, deste modo, despertar o conhecimento do património local e fomentar a sua visitação, envolvendo as pessoas de uma forma direta em experiências culturais”, realça a autarquia.

Fausto Guedes Teixeira nasceu em 11 de outubro de 1871 em Lamego e estudou Direito na Universidade de Coimbra, onde conviveu com a geração dos poetas simbolistas da época e era conhecido como “uma glória nacional”.

“Republicano, esteve algum tempo no Brasil. Regressado a Portugal, viveu em Lisboa, onde se destacou como jornalista e no desempenho de diversos cargos públicos. No final da sua vida, fixou residência em Lamego, cidade onde faleceu, em 1940”, recorda a autarquia.

Segundo a Câmara de Lamego, Fausto Guedes Teixeira foi um “poeta idealista e eclético, com uma produção que apresenta marcas de neorromantismo e de simbolismo” e que escolheu como tema principal o amor.

“Cantou ainda em prol das nações oprimidas e em louvor das circunstâncias políticas que lhe pareciam dignas de homenagem e às quais tributou todo o seu entusiasmo”, remata o comunicado.