Geral

08 de 10 de 2021, 14:24

Cultura

Teatro Viriato lança mais uma edição do projeto K Cena

Projeto lusófono de teatro jovem regressa a partir deste mês para preparar uma nova peça

Fachada Teatro Viriato

O Teatro Viriato, em Viseu, lançou mais uma edição do projeto lusófono de teatro jovem K Cena.

As inscrições estão abertas até à próxima quinta-feira (14 de outubro), tendo sido alargadas para além do prazo inicial que era na última quarta-feira (dia 6).

Os ensaios vão decorrer a partir de 18 de outubro e prolongar-se até março de 2022, em formato presencial às segundas-feiras e online aos sábados.

Haverá ainda uma semana de trabalho intensivo com o músico são-tomense Guilherme de Carvalho entre 28 de outubro e 5 de novembro.

Neste projeto organizado em conjunto com o Teatro Vila Velha (Brasil), o polo do Mindelo do Centro Cultural Português (Cabo Verde) e o Centro Cultural Português de São Tomé, quatro grupos de teatro vão ensaiar e construir em conjunto uma peça com a orientação do encenador residente Graeme Pulleyn.

Segundo o Teatro Viriato, o K Cena revela a oportunidade de “colocar em contacto (não presencial) jovens de diferentes realidades culturais e contextos, mas ligados pela Língua Portuguesa, fomentando o intercâmbio de experiências”.

O espetáculo será baseado no trabalho “Gráficos da Cidade e das Coisas”, escrito por Gonçalo M. Tavares para o Teatro Viriato em 2020.

O projeto destina-se a jovens dos 15 aos 18 anos, sem experiência de teatro, e também às pessoas entre os 19 e os 25 anos com experiência. A primeira edição teve início em 2012.

As inscrições ainda estão abertas na bilheteira e no site do Teatro Viriato, embora limitadas.