Geral

29 de 04 de 2022, 14:23

Cultura

Termina hoje o Festival de Música da Primavera

Orquestra XXI vai atuar no concerto de encerramento da 15.ª edição do evento, na Aula Magna do IPV. Evento juntou seis orquestras e três centenas de músicos em Viseu

Orquestra XXI

Fotógrafo: D.R./Bruno Simão

Termina hoje (29 de abril) a edição número 15 do Festival Internacional de Música da Primavera, que juntou três centenas de músicos em Viseu.

Esta noite, a Aula Magna do Instituto Politécnico vai receber pelas 21h00 a Orquestra XXI para o concerto de encerramento do evento. A orquestra, que tem como maestro Dinis Sousa, vai interpretar peças de Valentin Silvestrov, Sofia Gubaidulina e Franz Schubert.

A Orquestra XXI nasceu em 2013, reunindo músicos portugueses residentes no estrangeiro que pretendem partilhar as suas experiências, desenvolvimento e trabalho fora do país, e apresentando-se de norte a sul, com concertos tanto nos grandes centros urbanos como em locais com atividade cultural menos regular.

Afirmando-se como um dos projetos mais destacados na atualidade musical portuguesa, a Orquestra XXI conquistou rapidamente o público e marcou presença regular nalgumas das mais prestigiadas salas de concerto nacionais como a Casa da Música, a Fundação Calouste Gulbenkian ou o Centro Cultural de Belém. O grupo reuniu já mais de duas centenas de músicos portugueses residentes no estrangeiro.

O festival retomou este ano os concertos com público, depois de duas edições condicionadas pela pandemia da Covid-19. Nesta edição, juntaram-se seis orquestras e vários músicos regionais, nacionais e internacionais.

Além disso, também houve uma componente formativa com workshops e outras sessões, além de concertos pedagógicos e do Concurso Internacional de Guitarra, onde o primeiro prémio foi atribuído ao espanhol Luis Alejandro García. Diogo João venceu o prémio de melhor artista português.