Geral

18 de 01 de 2023, 18:16

Cultura

Tintin e outras revistas de BD em exposição na Biblioteca de Viseu

Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva recebe até fevereiro uma exposição com obras que pertenciam ao espólio do crítico e colecionador Luiz Beira

exposição bd

Fotógrafo: Câmara de Viseu

A Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, em Viseu, acolhe uma mostra de obras de banda desenhada que estavam integradas no espólio de Luiz Beira. O crítico e colecionador de BD doou revistas e fanzines à Biblioteca e à cidade de Viseu, através do Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu (GICAV), e que agora podem ser vistos até 28 de fevereiro.

A mostra "Quem não vier não vê...BD!" pretende dar a conhecer “publicações periódicas, das décadas de 50 a 80 que, pela sua raridade, são uma mais-valia para a história desta que é 9.ª Arte, a Banda Desenhada”, enaltece o município de Viseu que promove a exposição.

Entre as publicações que estão patentes na Biblioteca Municipal estão “Tintin”, “O Mosquito”, “A Capital/Quadradinhos”, “Jacaré”, “Pau de Canela”, “Nau Catrineta” e “KuriKa”, entre outros.

Armando Corrêa, mais conhecido por Luiz Beira, doou uma grande parte do seu acervo de literatura alternativa à Biblioteca Municipal, contribuindo para a criação de uma BDteca com o seu nome, que foi dada a conhecer ao público aquando da inauguração da atual biblioteca em 2002.

Segundo a Câmara de Viseu, a BDTeca Luiz Beira possui atualmente um acervo com cerca de 5.800 documentos.