Geral

25 de 11 de 2021, 18:31

Cultura

Tondela é a capital da dança este fim de semana

ACERT e Agrupamento de Escolas vão receber a iniciativa “Portugal a Dançar” entre esta sexta-feira e domingo

portugal a dançar 2

Fotógrafo: D.R.

Tondela recebe este fim de semana a competição de dança “Portugal a Dançar”.

A prova decorrerá no auditório da ACERT e no pavilhão gimnodesportivo do Agrupamento de Escolas a partir desta sexta-feira (26 de novembro) e até domingo (dia 28). A organização espera contar com a participação de cerca de 200 pessoas no concelho.

O organizador da iniciativa, Bruno Mourato, lembra que se trata da “maior competição nacional de dança, que engloba uma série de localidades de todo o país e também as comunidades portuguesas”.

O objetivo passa por tentar “democratizar a dança possibilitando a todos os participantes competirem e terem acesso a formação com alguns workshops de acesso gratuito, com alguns dos melhores bailarinos e coreógrafos nacionais”.

No sábado (dia 27), serão lecionadas aulas de dança de Bollywood às 15h00 e Commercial às 18h00 com Kritika Thakur. João Costa irá fazer o workshop de danças latinas às 16h30.

Bruno Mourato garante que as expectativas para a fase de Tondela são elevadas, com as inscrições “praticamente fechadas”, e promete “três dias consecutivos de competição” a dançar.

A final nacional será disputada em Matosinhos em dezembro. O vencedor da prova terá a oportunidade de apresentar a coreografia vencedora num dos congressos de dança promovidos pelo Conselho Internacional de Dança da UNESCO.