Geral

09 de 02 de 2024, 11:03

Cultura

Tondela organiza festival literário dedicado ao Caramulo

Festival "Montanha Literária" arranca esta sexta-feira e recebe escritores como Richard Zimler, Carla Maia de Almeida e João Luís Barreto Guimarães até domingo

serra do caramulo tondela

Começa esta sexta-feira o festival “Montanha Literária”, onde a Serra do Caramulo é o pano de fundo para um evento dedicado à literatura de paisagem. O evento organizado pela Câmara de Tondela termina neste domingo (11 de fevereiro) na cidade e na vila do Caramulo.

O programa arrancou esta manhã com uma oficina para os 19 alunos do terceiro ciclo que se apuraram para o concurso de escrita aberto pela autarquia para esta iniciativa. A atividade envolveu 600 estudantes do concelho de Tondela.

Já a partir das 14h45, na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, acontecerá um workshop de rádio e de podcast, destinado a alunos e professores. No Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo, arrancará às 21h00 a tertúlia “Parar na montanha - as palavras e o silêncio”.

No sábado (dia 10), na Casa da Serra, no Caramulo, tem lugar a partir das 10h30 o encontro de escritores locais “A fuga para a montanha e a simbologia”. A iniciativa tem como destinatários autores de livros infantojuvenis e conta com a participação especial de Carla Maia de Almeida.

À tarde, decorre uma oficina de escrita, de inscrição paga, com percurso pelo Caramulo, lugares, aldeias, pela arte do Museu e uma visita ao único teixo existente na montanha. O ponto de encontro está marcado para as 14h45 junto ao Museu.

Já pelas 20h00, novamente na Casa da Serra, realizar-se-á um jantar literário e uma conversa com o poeta João Luís Barreto Guimarães, numa ação com marcação prévia.

No domingo, as atividades começam pelas 14h45, no Caramulo Experience Center, com uma conversa com Richard Zimler que se vai centrar na obra e na importância do luto das personagens e nas aldeias, almas e o fio do romance. Este encontro tem entrada livre, mas é limitado a 30 pessoas.

Também vai ser lançado o livro digital “Da montanha mágica aos contos da montanha”, que reúne os textos elaborados pelos alunos de Tondela e pelas pessoas que participaram nas oficinas de escrita que decorreram no festival.

O “Montanha Literária” é uma organização da Câmara de Tondela, em parceria com a Junta de Freguesia do Guardão, o Museu do Caramulo e o Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo.