Geral

22 de 11 de 2022, 15:00

Cultura

Trigo Limpo estreia nova peça no próximo sábado

“Frida Kahlo – A Filha da Grande Manhã sobe ao palco da ACERT às 21h45

Frida Kahlo, A Filha da Grande Manhã

Fotógrafo: ACERT

O Trigo Limpo teatro ACERT tem novo espetáculo. “Frida Kahlo – A Filha da Grande Manhã” tem estreia marcada para o próximo sábado, dia 26 de dezembro.

“Frida Kahlo não é uma moda e, muito menos, um talismã oco de sentido. Frida Kahlo é muito mais do que um ícone da pintura mexicana ou uma mulher de flores na cabeça com bordados coloridos e sobrancelhas aparentes”, afirma, em comunicado, a ACERT.

O espetáculo “Frida Kahlo, a filha da grande manhã” percorre o percurso de vida da artista mexicana, sublinhando “a importância de uma emancipação sem estereótipos e preconceitos”.

A peça parte do livro “Frida as cores da Vida” de Caroline Bernard e de textos escritos pela própria Frida. “O Trigo Limpo constrói uma narrativa em que se cruzam duas Fridas. Duas mulheres que habitavam uma só, os seus medos, as suas dores, a sua realidade e tudo o que fez parte de si numa vida de sobrevivência, com tantas lutas pela frente”, refere ainda a ACERT, em comunicado.

“Frida Kahlo, a filha da grande manhã” é acompanhada de música interpretada ao vivo, que promete levar os espetadores “para um imaginário profundamente mexicano”.

A peça tem texto de Nuno Cash e José Rui Martins, que é ainda o responsável pela encenação. Ariana Neves, Mariana Rebelo, Pedro Sousa, Rui Damasceno e Sandra Santos são os atores que estarão em palco.

“Os intérpretes são os grandes pintores de telas que são teias onde as cores, as perspetivas e os traços firmes ganham a notoriedade da recriação das suas personagens na afinação de um texto que, ao longo dos ensaios, ganhou novas matizes pela sua apropriação. E a encenação reflete o seu contributo criativo incessante e certeiro. Trata-se, afinal, da essência coletiva imprescindível à existência do espetáculo”, afirma José Rui Martins

A estreia da peça “Frida Kahlo, a filha da grande manhã” acontece no próximo sábado, às 21h45.