Geral

22 de 09 de 2022, 17:02

Cultura

Uma “ode visual ao lazer humano” na Quinta da Cruz

Centro de arte contemporânea de Viseu recebe exposição "Fluvial", de Tito Mouraz, a partir de 8 de outubro com fotografias de praias e aldeias do interior

tito mouraz fluvial

Fotógrafo: D.R./Tito Mouraz

A Quinta da Cruz, em Viseu, vai receber a partir de 8 de outubro a exposição “Fluvial” de Tito Mouraz. A mostra está inserida na programação do festival Vistacurta, organizado pelo Cine Clube e cuja programação completa será conhecida na próxima quinta-feira (29 de setembro).

Esta é a primeira exposição individual do fotógrafo natural de Canas de Senhorim em Viseu, refletindo sobre a paisagem do interior Norte e Centro de Portugal, em especial das suas praias e aldeias.

Fotografadas entre 2011 e 2018, as fotografias são reflexo de uma longa relação do autor com as praias e aldeias da região “capturando famílias em momentos informais, emigrantes regressados para as férias de verão, corpos, troncos e seixos”, transmitindo a ideia de “um sentido pagão da natureza, criando o efeito atmosférico de um domingo infinito” e de uma “ode visual ao lazer humano”, refere Tito Mouraz.

O autor tem abordado os temas da paisagem, memória, mito e natureza no seu trabalho. Expõe regularmente, desde 2009, em Portugal e no estrangeiro. Tito Mouraz fez em 2010 o curso de Artes Visuais e Fotografia na Escola Superior Artística do Porto, cidade onde vive atualmente.