Geral

26 de 05 de 2023, 14:45

Cultura

Uma 'sala de espera' para dar início ao Festival de Teatro de Viseu

Começa esta sexta-feira (26 de maio) a 22.ª edição do Festival de Teatro de Viseu, que propõe quinze peças em cena até 11 de junho. O Auditório Mirita Casimiro é o principal palco do festival

festival de teatro de viseu 2022

Fotógrafo: Câmara de Viseu

Começa esta sexta-feira (26 de maio) a 22.ª edição do Festival de Teatro de Viseu, que propõe quinze peças em cena até 11 de junho. O Auditório Mirita Casimiro é o principal palco do festival que tem como principal mote os 900 anos do foral da rainha D. Teresa a Viseu.

O festival arranca às 21h00 de hoje com o espetáculo “Sala de Espera para Quem Não Tem Onde Ir”, encenado pelo Grupo Performativo RE:Star't. No domingo (dia 28), às 17h00, sobe ao palco “A Tempestade” de William Shakespeare numa produção do ateliê de teatro Criacena, da associação Enérgica. Já o Grupo Off (associação AFTA) apresenta na segunda-feira (dia 29), às 21h00, “O Que Farei com este Livro?”.

Neste festival participam associações e escolas de Viseu como a Recreativo de Bassar – Associação Desportiva e Cultura, a Enérgica – Associação Juvenil de Viseu, a AFTA – Associação de Fomento de Teatro Amador, o Grupo Recreativo Cultural Desportivo e Social de Vila Nova do Campo, o Colégio da Via-Sacra, a Associação Social, Recreativa e Desportiva de Moure de Madalena, o Orfeão de Viseu e a Associação de Solidariedade Social e Cultural de Orgens.

Também vão atuar a Associação de Pais do Colégio da Imaculada Conceição, a Associação Jita Kyoei, o Agrupamento de Escolas de Mundão, a Associação de Solidariedade Social Recreativa e Desportiva de Chãos e Casal Mau, o Colégio da Imaculada Conceição, a Zunzum – Associação Cultural e a Escola D. Luís Loureiro de Silgueiros.

Segundo a Câmara de Viseu, as peças de teatro serão avaliadas tendo em conta vários parâmetros relacionados com a performance dos grupos. Os melhores espetáculos vão receber os prémios de Melhor Peça de Teatro, Melhor Interpretação Masculina e Melhor Interpretação Feminina. Também vão ser atribuídos o Prémio Osório Mateus e prémios de participação a todos os grupos no valor de 350 euros.

A programação completa pode ser consultada no site www.visitviseu.pt.