Geral

11 de 01 de 2022, 11:54

Cultura

Descobertos muros e sepulturas durante requalificação de igreja em Canas de Santa Maria

Igreja Românica foi alvo de uma intervenção que permitiu descobrir restos arqueológicos. Capela remonta ao século XII

igreja canas santa maria tondela

Foram descobertos vestígios arqueológicos na Igreja Românica de Canas de Santa Maria, também conhecida como a Igreja Velha, no concelho de Tondela.

As obras de requalificação da igreja foram concluídas e durante os trabalhos foram descobertos restos de muros e sepulturas através da verificação do solo, além de materiais que remontam entre o século XII e a Idade Contemporânea, incluindo ossadas, moedas e cerâmica.

Em comunicado, a autarquia revela que foram feitas quatro sondagens arqueológicas que permitiram encontrar estes materiais, além de dois caixões de chumbo, uma descoberta que “não é comum em território nacional nestes contextos”, e também o antigo muro do templo primitivo da igreja que também remonta ao século XII.

A capela sofreu uma intervenção no valor de 198 mil euros, apoiada pelos fundos comunitários. A fachada da Igreja Românica está classificada como monumento nacional.

Segundo o município de Tondela, as obras “incidiram na reabilitação, reparação e limpeza dos elementos estruturais existentes no templo, tal como a reparação das coberturas, preservando os traços arquitetónicos originais do edifício”.

Os espaços exteriores situados à volta da igreja também foram reabilitados “com a aplicação de lajetas em granito, tendo ainda sido reparados os muros de vedação e dos acessos, bem como a colocação de iluminação exterior”, pode ler-se no comunicado. Além disso, também foi construído um novo acesso para viaturas, paralelo à Ecopista do Dão.

A Igreja Românica de Canas de Santa Maria foi mandada construir pela rainha D. Mafalda, mulher de D. Afonso Henriques. A monarca determinou que se construísse o templo, o que levou a que a localidade de Canas de Santa Maria ficasse a ser conhecida a partir da igreja. Os elementos materiais mais antigos remanescentes vêm do século XIV.