Geral

04 de 05 de 2021, 12:36

Cultura

Viseu comemora o Dia do Azulejo com atividades online e presenciais

Dia Nacional do Azulejo é comemorado quinta-feira. Programa começa esta terça-feira

azulejos rossio viseu

O Museu de História da Cidade de Viseu e o Polo Arqueológico arrancam, esta terça-feira (4 de maio), com uma série de atividades comemorativas do Dia Nacional do Azulejo, que acontece quinta-feira (dia 6).

Os dois espaços vão organizar um programa de atividades online e presenciais dedicadas à valorização do património azulejar da cidade, que inclui jogos online, oficinas criativas, roteiros exploratórios e um laboratório vivo de conservação e restauro. O programa decorrerá até domingo (dia 9).

O Museu de História da Cidade irá receber atividades como a Caça ao Azulejo, que incentiva as pessoas a “caçar” azulejos que são pouco olhados em Viseu e a partilhar as suas descobertas nas redes sociais com a hashtag #viseuazulejar.

Ainda oferece o kit Azulejos Repintados, com materiais e instruções para descobrir e experimentar diferentes técnicas utilizadas na reintegração cromática de azulejos restaurados.

A 8 e 9 de maio, o Museu vai receber a iniciativa Isto Não É um Azulejo, uma oficina criativa que decorre entre as 10h30 e as 17h30, com entrada gratuita, e ainda o jogo Memória de Azulejo, que visa exercitar a memória e descobrir o património azulejar de Viseu com sessões às 14h30 e 16h00.

No dia 8, a Casa do Miradouro, que acolhe o Polo Arqueológico de Viseu, vai receber uma “visita guiada” pela ciência da conservação e restauro de azulejos com o objetivo de conhecer algumas das técnicas e materiais utilizados no trabalho de limpeza, colagem e restauro. A sessão arranca às 10h30.

No site do Polo Arqueológico, estão disponíveis jogos online que visam descobrir o património.