Geral

19 de 09 de 2023, 18:01

Cultura

Viseu: Teatro Viriato ocupa Parque de Santiago com espetáculo para toda a família

Parque urbano recebe este sábado a peça de circo “Chá das Cinco - Peça para quatro amigas mais uma que nunca mais chega”. Teatro Viriato recebe várias iniciativas voltadas para os mais novos na nova programação

Chá das Cinco teatro viriato

Fotógrafo: José Vicente

O Teatro Viriato, em Viseu, vai sair à rua para apresentar neste sábado (23 de setembro) a performance de circo “Chá das Cinco”, protagonizada por cinco “amigas”, entre elas uma que “nunca mais chega”, como diz o título completo desta peça que vai ser apresentada no prado do Parque Urbano de Santiago.

Na peça encenada pela companhia Coração nas Mãos, a interpretação está a cargo de cinco mulheres “com cinco energias diferentes, cinco personalidades, cinco maneiras de ser”, anuncia o Teatro Viriato.

O espetáculo envolve as artes da dança, música, clown, mímica, equilíbrios aéreos e manipulação de objetos, que se fundem para surpreender o público num ambiente descontraído e festivo. Mas a paz não acontece neste "Chá das Cinco", em que a água nunca mais aquece, o chá nunca está pronto e a amiga nunca mais chega.

"Questionámos como tudo pode servir como motor criativo. Desafiámo-nos a criar uma peça com quase nada: uma mesa e cinco cadeiras. Um espetáculo desenhado para ser minimalista, para viajar e ser apresentado de forma descomplicada", explica o teatro.

A entrada no espetáculo, agendado para as 17h00, é gratuita. “Chá das Cinco - Peça para quatro amigas mais uma que nunca mais chega” é uma das propostas do Teatro Viriato a pensar nas famílias nesta nova temporada que arranca este mês de setembro.

Dentro de portas, o espaço cultural são também muitas as diversas propostas destinadas a famílias e crianças. Na manhã de sábado, às 10h30, realiza-se mais uma sessão da oficina "Tatabitato", com Bruno Pinto e Ana Bento. Destinada a bebés e famílias, esta oficina surge como um encontro entre a música e as temáticas abordadas na programação do Viriato.

De 27 a 30 de setembro, a companhia norueguesa dybwikdans apresenta "OvO", uma criação apresentada no âmbito do projeto INSUL'Arts, do Dançando com a Diferença. O espetáculo desafia bebés e famílias a emergir num espaço sensorial que questiona o corpo e os sentidos.

Ainda no final deste mês, Sílvia Real convida todos os públicos a mergulhar numa década de reportório artístico com "Concerto n.º 1 para Laura", um espetáculo marcado para dia 29 às 21h00 e que propõe rejeitar a discriminação e as injustiças sociais fazendo uma revolução.

Já em outubro, Ana Madureira e Vahan Kerovpyan trazem ao Teatro Viriato uma proposta para os mais novos sobre reconciliação e descoberta. Nos dias 5 e 6 de outubro, interpretam em “Espanto” um espantalho e um corvo, inimigos naturais, mas que nesta história aprendem a mudar e a olhar o mundo através de diferentes perspetivas.

No âmbito do vistacurta, festival do Cine Clube de Viseu, o Teatro Viriato propõe o cine-concerto "Nanook, o Esquimó", no dia 13 de outubro, às 19h00, e uma sessão especial de "Tatabitato", no dia 14, às 10h30.

Para a série de espetáculos "Antiprincesas", de Cláudia Gaiolas, a petizada terá a oportunidade de conhecer a boliviana Juana Azurduy nos dias 27 e 28 de outubro.

E, em dezembro, a Gira Sol Azul e o Teatro do Vestido estreiam "Sophia", um espetáculo construído com poemas e textos de Sophia de Mello Breyner Andresen. O espetáculo é apresentado nos dias 7 e 8 de dezembro e assinala também o lançamento do terceiro disco do Coletivo Gira Sol Azul.

O circo contemporâneo regressa com "CIR-K", da Companhia Oliveira e Bachtler, no dia 15 de dezembro, uma história com três personagens que coabitam realidades paralelas e cuja relação é bastante peculiar e marcada por uma coreografia onde malabarismo e teatro físico se fundem.