bombeiros voluntários de viseu cidade
Futebol União de Leiria vs Tondela
chamito académico de viseu
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
all dance
Home » Notícias » Cultura » Viseu: Teatro Viriato ocupa Parque de Santiago com espetáculo para toda a família

Viseu: Teatro Viriato ocupa Parque de Santiago com espetáculo para toda a família

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online
19.09.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online
19.09.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Viseu: Teatro Viriato ocupa Parque de Santiago com espetáculo para toda a família

O Teatro Viriato, em Viseu, vai sair à rua para apresentar neste sábado (23 de setembro) a performance de circo “Chá das Cinco”, protagonizada por cinco “amigas”, entre elas uma que “nunca mais chega”, como diz o título completo desta peça que vai ser apresentada no prado do Parque Urbano de Santiago.

Na peça encenada pela companhia Coração nas Mãos, a interpretação está a cargo de cinco mulheres “com cinco energias diferentes, cinco personalidades, cinco maneiras de ser”, anuncia o Teatro Viriato.

O espetáculo envolve as artes da dança, música, clown, mímica, equilíbrios aéreos e manipulação de objetos, que se fundem para surpreender o público num ambiente descontraído e festivo. Mas a paz não acontece neste “Chá das Cinco”, em que a água nunca mais aquece, o chá nunca está pronto e a amiga nunca mais chega.

“Questionámos como tudo pode servir como motor criativo. Desafiámo-nos a criar uma peça com quase nada: uma mesa e cinco cadeiras. Um espetáculo desenhado para ser minimalista, para viajar e ser apresentado de forma descomplicada”, explica o teatro.

A entrada no espetáculo, agendado para as 17h00, é gratuita. “Chá das Cinco – Peça para quatro amigas mais uma que nunca mais chega” é uma das propostas do Teatro Viriato a pensar nas famílias nesta nova temporada que arranca este mês de setembro.

Dentro de portas, o espaço cultural são também muitas as diversas propostas destinadas a famílias e crianças. Na manhã de sábado, às 10h30, realiza-se mais uma sessão da oficina “Tatabitato”, com Bruno Pinto e Ana Bento. Destinada a bebés e famílias, esta oficina surge como um encontro entre a música e as temáticas abordadas na programação do Viriato.

De 27 a 30 de setembro, a companhia norueguesa dybwikdans apresenta “OvO”, uma criação apresentada no âmbito do projeto INSUL’Arts, do Dançando com a Diferença. O espetáculo desafia bebés e famílias a emergir num espaço sensorial que questiona o corpo e os sentidos.

Ainda no final deste mês, Sílvia Real convida todos os públicos a mergulhar numa década de reportório artístico com “Concerto n.º 1 para Laura”, um espetáculo marcado para dia 29 às 21h00 e que propõe rejeitar a discriminação e as injustiças sociais fazendo uma revolução.

Já em outubro, Ana Madureira e Vahan Kerovpyan trazem ao Teatro Viriato uma proposta para os mais novos sobre reconciliação e descoberta. Nos dias 5 e 6 de outubro, interpretam em “Espanto” um espantalho e um corvo, inimigos naturais, mas que nesta história aprendem a mudar e a olhar o mundo através de diferentes perspetivas.

No âmbito do vistacurta, festival do Cine Clube de Viseu, o Teatro Viriato propõe o cine-concerto “Nanook, o Esquimó”, no dia 13 de outubro, às 19h00, e uma sessão especial de “Tatabitato”, no dia 14, às 10h30.

Para a série de espetáculos “Antiprincesas”, de Cláudia Gaiolas, a petizada terá a oportunidade de conhecer a boliviana Juana Azurduy nos dias 27 e 28 de outubro.

E, em dezembro, a Gira Sol Azul e o Teatro do Vestido estreiam “Sophia”, um espetáculo construído com poemas e textos de Sophia de Mello Breyner Andresen. O espetáculo é apresentado nos dias 7 e 8 de dezembro e assinala também o lançamento do terceiro disco do Coletivo Gira Sol Azul.

O circo contemporâneo regressa com “CIR-K”, da Companhia Oliveira e Bachtler, no dia 15 de dezembro, uma história com três personagens que coabitam realidades paralelas e cuja relação é bastante peculiar e marcada por uma coreografia onde malabarismo e teatro físico se fundem.

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online

Outras notícias

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online

Notícias relacionadas

Procurar