Geral

15 de 09 de 2023, 17:42

Cultura

Viseu: Teatro Viriato abre portas aos jovens que queiram ser atores

Teatro Viriato organiza nova edição do programa K Cena – Projeto Lusófono de Teatro Jovem. Inscrições estão abertas até 12 de outubro

Fotógrafo: Carlos Fernandes

O Teatro Viriato, em Viseu, vai abrir novamente as portas para jovens que queiram ser atores. Foram abertas as inscrições para a edição 2023/2024 do K Cena – Projeto Lusófono de Teatro Jovem, destinado a participantes entre os 14 e os 25 anos. Os jovens devem estar “interessados em teatro” e em desenvolver competências na área cultural.

O K Cena é promovido pelo Teatro Viriato desde 2012 e pretende “estimular o gosto e a curiosidade pela escrita e pela interpretação teatral, promovendo a valorização da língua portuguesa e o reconhecimento desta e do teatro como veículos para o desenvolvimento da identidade lusófona e de enriquecimento pessoal e interpessoal”, aponta o espaço cultural.

O projeto já formou vários profissionais da cultura e fomentou o surgimento de associações “com impacto na cena cultural viseense e com projeção nacional”, sublinha o Teatro. Um facto que também é salientado pelo diretor Henrique Amoedo, que apresentou esta semana a programação da nova temporada do Viriato.

"O tecido cultural de Viseu é hoje uma referência em todo o país. Isso é inegável. Tal como é inegável o trabalho de base desenvolvido pelo Teatro Viriato que tem contribuído para isso. O K Cena ajudou a construir essa realidade. Quantos são os profissionais da cultura que iniciaram a sua formação no K Cena? Muitos", disse o responsável artístico.

A edição de 2023/2024 será coordenada pelo encenador Graeme Pulleyn, mas conta com uma novidade. Nesta edição, os formandos serão orientados em sessões pontuais com vários artistas de diversas áreas das artes do espetáculo como José Maria Vieira Mendes (Teatro Praga), Patrick Murys, Companhia Oliveira & Bachtler, Companhia Maior e Clara Andermatt.

"Eu costumo dizer que o corpo de um artista deve ser uma biblioteca. E cada experiência é um livro que vai sendo somado nessa biblioteca. As formações em diferentes áreas, como circo contemporâneo, dança, dramaturgia, teatro físico, que propomos dentro do projeto K Cena vão enriquecer o trabalho destes futuros profissionais da cultura", acredita Henrique Amoedo.

As inscrições, que decorrem até 12 de outubro, podem ser feitas no site do Teatro Viriato.