Geral

28 de 07 de 2021, 17:54

Cultura

Karma regressa em setembro ao Fontelo

Festival conta com atuações da banda viseense Amaterazu e de Bardino, além de Marlow Digs e Dada Garbeck

Karma Fest 2019

Fotógrafo: Igor Ferreira (Foto de arquivo de 2019)

O festival Karma vai voltar a Viseu entre os dias 2 e 5 de setembro. A nova edição do evento volta a ter como palco principal a Mata do Fontelo.

Na agenda estão nomes como a banda viseense Amaterazu ou Bardino, além de Marlow Digs e Dada Garbeck.

Durante a apresentação do festival, o organizador Nuno Leocádio disse que o Karma tem uma identidade própria que permite “criar raízes e relacionamentos entre artistas que possibilitem o surgimento de novos artistas e que seria impossível de outra forma”, lembrando o caso do Sr. Jorge, “que foi uma criação do Karma”.

“Juntar o sacristão da Igreja da Misericórdia, um fadista amador, com músicos profissionais e mais jovens é algo único e com uma particularidade muito viseense e beirã que surgiu graças ao Karma e são estas raízes que vamos tentar continuar a implementar na programação”, afirmou.

O festival vai também marcar a reabertura do Carmo’81 para atividades regulares. Nuno Leocádio afirmou que a direção do espaço “fez um compromisso junto dos seus cooperantes de que irá reabrir e voltar a ter atividade cultural regular, seja para 20 pessoas, que é a lotação legal desta sala agora, ou online”.

“Vamos fazer todos os esforços para retomar e voltar a trabalhar na rentrée de setembro, que será um mês muito importante”, garantiu.

Além da música, o Karma também vai ter exposições, incluindo uma mostra permanente de fotografia de Rafael Farias e outra de peças de estranhofones de Samuel Coelho e César Estrela, e também uma oficina de criação musical.

A 2 de setembro, o concerto inaugural é dado pelos A Azenha. No dia 3, tocam Marlow Digs, Club Makumba e Yazuka. A 4 de setembro, atuam Bardino, Dada Garbeck e Amaterazu.

No último dia do Karma, atuam a Escola do Rock de Paredes de Coura e Cabrita.
Com o Karma a decorrer desta vez no Fontelo, a presidente da Câmara de Viseu, Conceição Azevedo, pediu um cuidado especial na utilização da Mata.

“Estamos a falar de um espaço patrimonial relevante e há-que ter alguns cuidados porque o ecossistema da mata é muito especial, temos espécies que são únicas e temos de preservar a Mata”, frisou.

A autarca referiu que a Mata é “um lugar fantástico para a realização de eventos e tem um cenário incrível, portanto não podíamos ter um cenário melhor para um evento destes e ainda mais nesta altura em que se procura espaços de natureza”.

A pouco menos de dois meses das eleições autárquicas, a presidente da Câmara de Viseu voltou a reforçar o apoio municipal à cultura, afirmando que a autarquia “não deixou de estar ao lado das instituições e da cultura”.

“Reforçámos o Viseu Cultura com o Viseu Cultura +, ao qual alocou mais de 150 mil euros para ajudar a reorganizarem-se. Alguns reinventaram e conseguiram realizar atividades num formato diferente”, disse Conceição Azevedo acrescentando que Viseu “é uma referência na cultura nacional”.